A contabilidade na era digital

Em plena era digital, as vantagens das inovações tecnológicas são transversais a todas as áreas de trabalho, incluindo a área de contabilidade. A par disso, independentemente da área de negócio, as inovações e a exigência do mercado provocaram transformações profundas na forma de exercer a contabilidade.

A influência da era digital na contabilidade

A expressão “revolução digital” foi cunhada por Nicholas Negroponte, fundador do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que partilhou no seu livro lançado em 1995 as suas ideias sobre o futuro da vida dos indivíduos e das empresas.

No seu livro, Negroponte explica que esta revolução tem como base a transformação de átomos em bits, ou seja, a passagem dos negócios do mundo físico para o mundo digital e o impacto nas empresas.

Desde o livro de Negroponte, já muitos foram escritos sobre o tema. Contudo, independentemente dos livros que abordam a era digital, muito cedo percebemos que as novas tecnologias viriam trazer aos nossos dias várias alterações com um impacto significativo na sociedade.

Se, a nível pessoal, já não nos imaginamos a viver sem tecnologia, também no mundo empresarial os avanços tecnológicos fazem a diferença. Não há dúvidas: a inovação tecnológica veio facilitar o dia a dia das empresas, tornando os processos mais autónomos, os registos mais acessíveis e minimizando a hipótese de erro humano.

As vantagens das inovações da era digital são transversais a todos os departamentos de uma empresa, incluindo o departamento de contabilidade.

Se procura emprego nesta área, saber tirar partido da era digital e das inovações tecnológicas é fundamental para construir uma carreira de sucesso, desde a primeira experiência laboral.

O que mudou na contabilidade?

O impacto da era digital na contabilidade é bastante significativo. As tecnologias de informação permitem às empresas responder às constantes necessidades tributárias. Da mesma forma, permitem agilizar processos, como o cálculo de ativos, a folha de pagamentos, a gestão de tesouraria, entre outros.

As pilhas de papéis e calculadoras de rolo são coisa do passado! Na era digital os profissionais de contabilidade contam com sistemas informáticos que podem ser acedidos através de qualquer computador, num sistema cloud.

Assim, ao automatizar tarefas através de softwares integrados, como é o caso do ERP PRIMAVERA, os profissionais ganham mais tempo para desempenhar outras tarefas importantes para o crescimento e sucesso empresarial.

Além disso, a era digital veio sublimar o trabalho do contabilista que, aliviado da papelada e dos processos demorados, pode dedicar-se às suas “funções de conselheiro”, pesquisando, planeando e percebendo a melhor solução para a sua empresa ou cliente. O contabilista passa assim a ter uma função mais estratégica tanto para a sua empresa, como para os seus clientes.

Como ser um profissional de sucesso em plena era digital?

Para quem está agora a entrar no mercado de trabalho, utilizar os sistemas informáticos pode ser muito mais fácil e intuitivo, visto que, provavelmente, já terão sido abordados durante a formação académica.

Esta é a verdadeira vantagem face aos profissionais que estão há muito tempo no mercado de trabalho. Por isso, se está agora a começar uma carreira na área de contabilidade, não se acanhe pela falta de experiência. Invista no conhecimento como fator de diferenciação.

Apostar na Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é a melhor forma de complementar a sua formação académica e garantir o reconhecimento de competências e experiência na área, distinguindo-se dos restantes candidatos.

Além disso, terá entrada direta na Bolsa de Utilizadores Certificados acessível às mais de 40 mil empresas empresas que recorrem às soluções de gestão da PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio e, por isso, procuram profissionais capazes de responder às suas necessidades de forma rápida e eficaz.

Planeie desde já uma carreira promissora apostando na certificação de Utilizadores em PRIMAVERA e garanta o seu lugar no mercado de trabalho!

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta