Como encontrar emprego com a ajuda das redes sociais

“Como encontrar emprego com a ajuda das redes sociais?” Quem nunca se questionou sobre isto? A verdade é que as redes sociais vieram revolucionar as nossas vidas e estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de qualquer profissional.

Todos os dias as usamos para contactar com amigos, partilhar informação, encontrar pessoas, avaliar marcas e até para divulgar os nossos próprios produtos. A par disso, as redes sociais são cada vez mais o aliado perfeito para procurar emprego através da construção de um perfil profissional que cative as empresas.

No entanto, e se está à procura do primeiro emprego, é normal que tenha alguma dificuldade em perceber como pode apresentar-se enquanto profissional nas redes sociais e como estas o podem ajudar a entrar no mercado de trabalho.

Mas uma coisa é certa: a maioria dos empregadores tem perfis ou páginas nas redes sociais. Como tal, para obter sucesso na procura de emprego, é importante que perceba qual a rede social mais adequada às funções ou indústria em que pretende trabalhar e como deve adaptar o seu perfil.

Partilhamos consigo algumas dicas sobre como encontrar emprego através das redes sociais.

Como encontrar emprego através das redes sociais

Adequar o perfil

As empresas recorrem cada vez mais às redes sociais para obter uma imagem dos candidatos mesmo antes de os entrevistar. E é ou não verdade que “a primeira impressão é a que fica”?

Como tal, não é necessário criar novos perfis, mas talvez seja boa ideia eliminar todas as fotografias, posts e comentários menos próprios e que possam prejudicar a sua imagem.

Da mesma forma, opte por utilizar fotografias de perfil mais profissionais com uma roupa sóbria e com fundo neutro. Evite fotografias de grupo em situações de festa ou em saídas com amigos.

Para além desta limpeza, existem outras formas de adequar o seu perfil nas redes sociais à procura de emprego:

  • Comunicar a sua disponibilidade: faça um post onde poderá apresentar-se brevemente e explicar o que procura. Aliado a isso, é boa prática criar um currículo digital que possa ser anexado ao seu perfil.
  • Utilizar as redes sociais para se destacar como um especialista na sua área: procure em sites e blogs os tópicos relacionados com a sua área de formação e partilhe-os nas redes sociais, juntamente com a sua opinião sobre o assunto.

Seguir as pessoas e as empresas certas

Comece por investigar quais os especialistas da sua área de formação. Isto é, os profissionais que toda a gente conhece e admira pelo trabalho desenvolvido. De seguida, procure os seus perfis ou páginas profissionais e siga-os nas redes sociais.

Isto irá permitir-lhe ter acesso às suas redes de contactos, aumentando assim a probabilidade de o seu perfil ser visitado por profissionais que trabalhem na sua área de formação. Contudo, não seja apenas um mero espectador: participe, dê a sua opinião e comente os assuntos partilhados, sempre de forma cordial.

Da mesma forma, e tendo em conta que as empresas utilizam cada vez mais as redes sociais para divulgar oportunidades de emprego, considere seguir as empresas que admira e nas quais gostaria de trabalhar.

Participar ativamente na comunidade online

Não é necessário, nem recomendável, que utilize as redes sociais para “impingir” aos outros utilizadores o quão bom profissional e trabalhador é. No entanto, deve aproveitar as redes sociais para se tornar um membro ativo na comunidade online relacionada com a sua área de atividade.

Como? É simples! Participar em grupos, dar as suas opiniões ou simplesmente ajudar outros colegas. Desta forma, não só está a cimentar a sua imagem enquanto perito na área, como está a aumentar a probabilidade de ser encontrado por um recrutador interessado no seu perfil.

Pedir recomendações

Neste campo específico, o LinkedIn é a rede social de excelência na medida em que permite dar referências pelas competências de cada indivíduo.

Como tal, mesmo que ainda não possua muita experiência no mercado de trabalho, pedir referências a professores e a colegas de turma ou de trabalho é uma ótima forma de demonstrar as suas competências através das redes sociais.

Valorizar as competências profissionais

Há outras formas de se desenvolver enquanto profissional de um mercado de trabalho onde a tecnologia tem cada vez mais importância. Sabia que só em Portugal há mais de 50 ofertas de emprego por semana para quem tem conhecimentos de utilização em software PRIMAVERA?

Sim, é verdade! Se não sabe como encontrar emprego, saiba que apostar numa Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA valoriza não só o seu currículo, como também assegura a entrada direta na Bolsa de Utilizadores Certificados, uma base de dados que permite às empresas encontrar o profissional adequado às suas necessidades.

Certifique-se e encontre o emprego dos seus sonhos!

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta