Como otimizar a análise de dados?

Mais importante que a quantidade, é a capacidade de análise de dados que as empresas têm e a integração das informações entre todos os departamentos. Contudo, esta nem sempre é uma tarefa fácil.

Nos dias que correm tudo está à distância de um clique, até mesmo a informação. Sabia que atualmente é produzida 5 vezes mais informação que em 1987? Assim, um dos grandes desafios das empresas é realizar uma análise de dados eficaz para que seja possível tomar decisões baseadas em factos e não apenas no instinto do decisor. Saber distinguir a informação essencial da acessória é fundamental.

6 dicas para otimizar a análise de dados

1. Realizar relatórios frequentes

A tendência das empresas é criar relatórios complexos e muito extensos, dificultando assim a análise de dados.

O melhor é criar, de forma contínua, relatórios curtos e com informação relevante para a tomada de decisão. Adicionalmente, criar relatórios intuitivos e de fácil leitura permite ao leitor perceber claramente todos os dados e os outputs da análise.

2. Acompanhar o percurso do consumidor

Acompanhar o comportamento de cada consumidor durante todas as etapas do processo de compra é essencial para criar uma sequência de acontecimentos e facilitar a análise de tendências.

Ter um conhecimento claro do comportamento do consumidor permite às empresas delinear ações de marketing mais assertivas e focadas, aumentando a sua eficácia e, consequentemente, os seus resultados empresariais.

3. Definir métricas de análise

Uma das principais causas que diminui a qualidade da análise de dados é não saber, desde o início, o que se pretende analisar.

Não ter bem definido o propósito e as principais métricas de análise dificulta todo o processo. Para que tal não aconteça, é importante definir desde o início métricas ajustadas ao negócio e atualizá-las sempre que necessário.

Pois é ou não verdade que os negócios são cada vez mais dinâmicos e o que interessa analisar hoje, amanhã pode já não ser relevante?

4. Analisar os dados em tempo real

Todos nós ouvimos constantemente que o mundo está cada vez mais competitivo e que, devido à evolução tecnológica, tudo acontece “à velocidade da luz”.

É por isso que o “agora” é muito importante e, como tal, as empresas devem conhecer o estado atual do seu negócio e não o estado passado. Como? Através de análises contínuas e em tempo real.

5. Ter uma visão global do negócio

É importante que todos os relatórios de análise realizados estejam disponíveis para todos os colaboradores: desde os “C-levels” até aos comerciais.

No entanto, ainda mais importante, é que todos os colaboradores os utilizem como forma de guiar todas as tarefas empresariais em prol de um objetivo comum.

Quanto mais os colaboradores conhecerem o funcionamento atual do negócio, maior será o espírito de equipa e melhores serão as suas decisões, independentemente dos seus cargos.

6. Investir tempo na análise dos dados

Aqui podemos aplicar a regra 80/20: Se 80% do tempo está a ser gasto para armazenar e agregar informações e apenas 20% está a ser usado para a análise, então é óbvio que a empresa não está a investir o tempo certo na análise de dados.

Para inverter estes valores e otimizar a análise de dados, é comum recorrer a softwares de gestão que permitam otimizar a gestão dos negócios e acompanhar a evolução dos mesmos. Sim, os softwares de gestão são uma realidade para a maioria das empresas da atualidade.

Se é o seu caso e se utiliza o software de gestão PRIMAVERA no seu trabalho, então certamente que em algum momento já sentiu necessidade de explorar novos conhecimentos de utilização em PRIMAVERA.

A verdade é que profissionais certificados são, em média, 20% mais eficientes. Sim, falámos de eficiência e sabemos que esta é a preocupação de qualquer profissional num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

E foi a pensar nesta preocupação que surgiram as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA. Um programa de certificações que tem como objetivo fazer face às necessidades sentidas pelas empresas de reforçar os seus quadros com profissionais capazes de responder a novos desafios, incluindo a otimização dos processos de análise de dados.

Certifique-se e dê a si próprio o selo de qualidade de utilizador certificado em PRIMAVERA.

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Um comentário em “Como otimizar a análise de dados?”

Deixar uma resposta