Como otimizar a gestão da conta corrente

A gestão da conta corrente é uma prática comum e quase inata do nosso dia a dia, seja em contexto empresarial ou pessoal.

Quanto dinheiro recebemos? Quais foram os lucros deste mês? Quanto gastámos com serviços, produtos ou matérias-primas? Nos negócios, esta gestão tem um papel ainda mais importante, pois nela reside a liquidez e a saúde financeira das empresas.

Seja qual for o volume de faturação, é importante manter uma boa gestão da conta corrente. Uma vez que, sendo parte integrante das responsabilidades do departamento de tesouraria, esta é uma tarefa que permite manter o registo das entradas e saídas de dinheiro.

Como tal, é de extrema importância para a saúde financeira das empresas manter um registo atualizado dos pagamentos recebidos, bem como dos pagamentos a fazer (pagamentos a fornecedores, impostos, água, luz, aluguer de espaço, entre outros) de forma a manter uma visão clara do estado financeiro da empresa e das ações a tomar.

Como gerir a conta corrente

Para fazer esta gestão de forma eficaz, contamos com procedimentos como a reconciliação de contas bancárias. A reconciliação bancária consiste, nada mais nada menos, em cruzar os documentos de registo de entrada e saída de fundos (tais como recibos e faturas) com os dados do extrato bancário da conta da empresa.

E se considera que os pequenos gastos não têm qualquer importância, desengane-se. Até os pequenos gastos, como fundos de maneio, devem ser cruzados com a documentação oficial da empresa.

Este processo é fundamental para identificar possíveis prejuízos à estabilidade financeira da empresa, devendo por isso ser feito com alguma regularidade. Regularidade essa que deverá ser definida de acordo com as necessidades da própria empresa e da indústria em que esta atua.

É igualmente importante manter todos os pagamentos em dia como forma de evitar o pagamento de possíveis multas e juros, especialmente no que diz respeito a impostos e obrigações fiscais. Esta prática poderá poupar à sua empresa uma boa quantia monetária e beneficiará a sua imagem enquanto profissional zeloso e competente. Para tal, opte por criar planos de pagamento para as despesas mais comuns, como é o caso das despesas de manutenção do edifício ou pagamentos a fornecedores recorrentes.

Além disso, ao analisar a conta corrente pode (e deve!) retirar algumas conclusões importantes para o planeamento estratégico da empresa. Só assim conseguirá identificar gastos recorrentes que possam ser minimizados ou mesmo eliminados e apurar a faturação mensal.

Software de gestão como fator-chave

Se utiliza o software PRIMAVERA no seu trabalho, certamente que está a par de todo o seu potencial. A verdade é que negócios com futuro não se constroem com soluções do passado e o software PRIMAVERA é o exemplo claro disso!

Com as soluções PRIMAVERA, as suas tarefas referentes à gestão da conta corrente da sua empresa podem até já estar facilitadas. No entanto, é ou não verdade que todos os dias surgem novas atualizações e inovações tecnológicas que afetam o dia a dia empresarial?

A par disso, surge uma necessidade comum a qualquer profissional da atualidade: aprofundar e atualizar conhecimentos como forma aumentar a sua eficiência e capacidade de resposta.

A importância do desenvolvimento profissional

Perante um mercado de trabalho em constante evolução e cada vez mais exigente, é imprescindível que os profissionais que desejam ser bem sucedidos procurem desenvolver-se de forma contínua.

Se este é um dos seus objetivos enquanto profissional da área de Tesouraria, então a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é a solução ideal para aprofundar conhecimentos e validar a sua experiência na área, aumentando assim as probabilidades de evolução profissional.

Além disso, sabia que profissionais certificados são em média 20% mais eficientes? Aposte na Certificação de Utilizadores na área de Tesouraria e comprove que é capaz de:

  • Registar documentos de Tesouraria;
  • Criar planos previsionais de Tesouraria;
  • Registar documentos em conta corrente;
  • Realizar operações sobre documentos pendentes em conta corrente;
  • Efetuar operações de anulação da liquidação;
  • Elaborar planos de pagamentos;
  • Efetuar lançamentos em Bancos;
  • Extrair informação de análise em contas correntes e Bancos.

Vai perder esta oportunidade? Certifique-se e leve a sua carreira ao próximo nível!

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +2, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta