7 hábitos a adotar em prol do seu desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional está cada vez mais nas mãos dos colaboradores das empresas e é por isso que estes devem ser capazes de adotar hábitos de acordo com os seus objetivos profissionais.

Quando terminamos a nossa formação académica, estamos longe de estar preparados para o mercado de trabalho. Durante a formação adquirimos conhecimentos teóricos, mas é quando passamos à prática que consolidamos estes conhecimentos, pondo-os à prova no ambiente real a que se destinam.

Se já chegou a esta conclusão, certamente que já terá percebido que, desde o primeiro dia de trabalho, entramos num processo de desenvolvimento que nunca para e pelo qual somos quase totalmente responsáveis.

Embora a empresa para a qual trabalha lhe possa dar algumas ferramentas de desenvolvimento, são os seus hábitos e força de vontade que cimentam esta evolução constante. Sim, porque no contexto atual do mercado de trabalho as empresas colocam nos seus colaboradores a responsabilidade de estes fazerem evoluir a sua carreira profissional.

Uma coisa é certa: o desenvolvimento profissional não depende unicamente da formação académica, ainda que esta seja muito importante. Como tal, é importante trabalhar as nossas competências e o nosso perfil enquanto profissionais todos os dias. Para isso, basta adotar alguns dos hábitos já reconhecidos pelos grandes génios do mundo dos negócios.

Desenvolvimento profissional: 7 hábitos a adotar

1. “Desligue a televisão” (Steve Jobs)

“You watch television to turn your brain off” – a citação é de Steve Jobs, o fundador da Apple e, traduzida, significa “Ligamos a televisão para desligar o cérebro”.

Salvo algumas exceções, a televisão não lhe traz nenhum conhecimento útil nem a oportunidade de desenvolver capacidades e competências úteis para o mundo empresarial.

Em vez de ligar a televisão, opte por ler um livro. Ou, em alternativa, ligue a televisão, mas seja mais rigoroso nos conteúdos: documentários, reportagens, filmes… Tudo isto pode ser bastante mais vantajoso de assistir do que a programação diária dos típicos canais de televisão. Em prol do seu desenvolvimento profissional, crie uma relação mais proveitosa com a televisão.

2. “Arrisque” (Mark Zuckerberg)

“Num mundo em que tudo muda muito depressa, a única estratégia em que a falha é garantida é arriscar”. É o fundador do Facebook que o diz e não poderia estar mais correto!

O medo de arriscar vai cortar-lhe as asas, limitar as oportunidades e impedir o seu desenvolvimento profissional. O sucesso não é garantido e alguns momentos poderão até ser difíceis, mas se não arriscar nunca saberá até onde pode chegar.

3. “Nunca pare de aprender” (John F. Kennedy)

Um dos maiores líderes norte-americanos, John F. Kennedy, disse um dia que “a liderança e a aprendizagem são indispensáveis uma à outra”.

Para chegar a uma posição de topo, é necessário que aprenda bastante pelo caminho.

4. “Aprenda com os erros” (Malcolm Forbes)

“Failure is a success if we learn from it” ou, em português, “Falhar é um sucesso, se soubermos aprender com os erros” é uma frase do empresário Malcolm Forbes que, na verdade, faz todo o sentido.

Os erros e as falhas são oportunidades valiosas de incrementar o nosso conhecimento e de saber como agir no futuro, evitando cair nos mesmos erros novamente. Não deixe que os erros o desanimem: retire do erro o conhecimento, faça as pazes consigo mesmo e siga em frente.

5. “Sonhe e concretize” (Walt Disney)

Este senhor dispensa apresentações, assim como todas as suas criações. Para além dos simpáticos desenhos animados, Walt Disney é conhecido por defender que todos os sonhos são alcançáveis se soubermos lutar por eles.

Permita-se sonhar, mas não se deixe ficar apenas pelo sonho. Sonhe de olhos abertos e trabalhe todos os dias para os concretizar e alcançar o seu sucesso profissional.

6. “Apoie os outros” (Michelle Obama)

“O sucesso não se traduz no dinheiro que ganhamos, mas na diferença que fazemos na vida das outras pessoas” – a frase é de Michelle Obama, ex-primeira dama norte-americana, e traduz um hábito muito importante para o seu desenvolvimento profissional e também pessoal: apoie os seus colegas, esteja disponível, ajude.

Neste processo de entreajuda estará a fortalecer o seu desenvolvimento profissional e a ganhar muito mais do que pensa.

7. “Reconheça que o sucesso não é instantâneo” (Biz Stone)

Christopher Biz Stone, fundador do Twitter, aprendeu durante o seu percurso que “tempo, perseverança e dez anos de tentativas podem, eventualmente, transformar-nos num sucesso do dia para a noite”.

Os anos de tentativas falhadas ensinaram a Biz Stone que o sucesso exige trabalho, esforço, concentração e muito tempo investido. Mas, no final de tudo, também compensa!

Aposte no seu desenvolvimento profissional

Comprovados por grandes personalidades, estes conselhos podem fazer a diferença na sua vida profissional se os colocar em prática. Contudo, e voltando a citar Biz Stone, “o sucesso não é instantâneo”, há que ser resiliente e acima de tudo acreditar nas nossas capacidades.

Se pretende começar por algum lado, comece por se especializar na sua área de formação. Dê mais de si à sua empresa, seja uma referência para os seus colegas de trabalho e seja reconhecido pelas suas chefias. Como tal, se utiliza o software PRIMAVERA no seu trabalho, por que não investir numa Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA?

Aprofundar os seus conhecimentos de utilização através da Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA garante-lhe o reconhecimento de competências e experiência na área, tornando-o num profissional mais eficiente. E por falar em eficiência, sabia que profissionais certificados são 20% mais eficientes?

Saiba mais sobre as certificações em PRIMAVERA.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta