Economia doméstica: como poupar dentro de casa

Estar atento à economia doméstica é essencial para manter uma boa situação financeira e proporcionar uma melhor qualidade de vida a si e à sua família.

No entanto, conseguir poupar dentro de casa pode ser um desafio. É ou não é verdade que, ao longo dos anos, foi criando hábitos dentro de casa que em nada jogam a favor da poupança?

Economia doméstica: dicas para poupar

Num mundo onde tudo parece tão fácil de adquirir, independentemente das condições financeiras pessoais, é muito importante saber economizar. Saber gerir as finanças pessoais é fundamental para conseguir delinear planos a longo prazo e ser bem sucedido a nível pessoal.

A seguir partilhamos algumas dicas para poupar dentro de casa.

1. Controle as suas despesas

Prepare um documento onde regista todos os proveitos mensais bem como as despesas, para um maior controlo de gastos.

2. Estabeleça objetivos financeiros

Como por exemplo, comprar um carro, fazer obras em casa, fazer uma grande viagem ou apostar na sua carreira profissional e tirar uma pós-graduação. Isto ajudará a ser mais rigoroso com os gastos diários.

3. Leia um livro de finanças pessoais

Perceba melhor a temática e descubra mais estratégias para o ajudar a poupar dinheiro e assim cumprir com os seus objetivos de vida, garantindo não só o sucesso pessoal como o sucesso profissional.

4. Não faça compras impulsivas para não se arrepender mais tarde

Cada vez mais temos acesso fácil às coisas. A quantidade de negócios online que existe, permite-nos fazer compras à hora que bem entendermos. Assim, o impulso de comprar algo que não precisamos é maior e a probabilidade de nos arrependermos no futuro também. Quando quiser comprar algo apenas porque lhe apetece, aguarde 48 horas antes de efetuar a compra.

5. Privilegie a qualidade sobre a quantidade

Este é um conselho que se pode aplicar a alimentos, roupas, produtos eletrónicos ou de limpeza. Embora seja tentador escolher a versão mais económica de um produto, por vezes, nem sempre essa é a melhor opção. Lembra-se da regra das 48 horas para ponderar antes de comprar alguma coisa? Também se aplica nesta dica de economia doméstica: pondere durante algum tempo e decida-se por comprar o que será mais benéfico a longo prazo.

6. Aproveite para jantar fora apenas em ocasiões especiais

Assim, além de poupar dinheiro, poderá frequentar restaurantes de topo sem grandes sacrifícios, bem como experimentar diferentes tipos de gastronomia.

7. Tome o pequeno-almoço em casa

Para além de evitar comer bolos, consegue poupar dinheiro todos os dias. Aproveite e  experimente colocar de lado o dinheiro que gastava nessa refeição e juntar para uma pequena viagem, por exemplo.

8. Evite desperdícios na cozinha

  • Planeie as refeições durante a semana;
  • Se vai utilizar o forno, aproveite para cozinhar mais do que um alimento;
  • Cultive ervas aromáticas em casa;
  • Compre legumes e frutos da época, já que estes apresentam preços mais em conta;
  • Reutilize a água da cozedura dos alimentos para fazer caldos ou sopas;
  • Mantenha as panelas com a tampa enquanto cozinha, para acelerar o processo e, com isso, poupar gás ou eletricidade.

9. Poupe eletricidade

Um dos principais fatores que mais afetam a economia doméstica é a forma como utilizamos a eletricidade. Por isso, e porque nunca é demais relembrar, aqui ficam algumas dicas para poupar na fatura da eletricidade:

  • Evite abrir e fechar desnecessariamente a porta do frigorífico ou congelador;
  • Desligue os eletrodomésticos da tomada ou da função stand by quando não estão em utilização;
  • Pondere instalar painéis solares. Aproveite o clima incrível de Portugal e, com isso, aproveite energia para aquecer a água, por exemplo;
  • Compre eletrodomésticos de classificação A (ou superior) no que ao consumo energético diz respeito;
  • Utilize lâmpadas LED que ajudam a reduzir a fatura da eletricidade;
  • Troque o contador da luz por um bi-horário, permitindo-lhe ter períodos onde o gasto de eletricidade é mais económico.

Tudo depende de si

Organizar as contas pessoais para poupar mais dinheiro é fundamental para a boa saúde da sua economia doméstica. Faça um esforço para incluir na sua rotina diária estas dicas e comece a notar os resultados.

 

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta