Como conseguir emprego em contabilidade

Vivemos numa era digital em que encontrar emprego em contabilidade é sem dúvida uma tarefa bem mais simples que há quinze ou vinte anos atrás. Afinal, existem hoje em dia, inúmeras plataformas digitais que facilitam a pesquisa de ofertas de emprego.

Mas, antes de dar início à pesquisa online, são necessárias duas coisas muito importantes:

  • O CV;
  • A carta de apresentação.

Sim, ambos estes dois documentos são importantíssimos e devem estar prontos a enviar assim que damos início à nossa pesquisa online de emprego, quer estejamos à procura do primeiro emprego ou não.

O CV, para além de ser o nosso cartão de visita, é também um documento estratégico que deve ser produzido segundo algumas âncoras de informações importantes.

Deve também estar dividido por temas (por exemplo: dados pessoais, experiência profissional, formação, objetivo profissional, etc.) para que seja mais fácil para o recrutador assimilar a informação. Tudo isto não descurando o facto de que o CV deve estar alinhado com a área para a qual nos estamos a candidatar. No caso da contabilidade, um CV claro e objetivo é a melhor opção.

Se terminou os estudos recentemente e procura emprego em contabilidade, neste artigo partilhamos algumas das competências que os recrutadores mais procuram num contabilista.

Emprego em contabilidade: 4 competências básicas

1. Know-how

O Know-how, o saber fazer, o conhecimento em determinada área. São os conhecimentos analíticos, matemáticos e legais que o vão ajudar a encontrar as melhores soluções para os desafios da empresa.

2. Agilidade e flexibilidade

Saber adaptar-se às situações é uma das características de um bom contabilista. Afinal, em contabilidade trabalha-se com prazos apertados e, como em todos os trabalhos, imprevistos acontecem.

3. Facilidade em comunicar

As alterações fiscais são constantes (SAF-T, IMI, sobretaxa, escalões do IRS, etc.), e suscitam dúvidas aos administradores das empresas. Sendo este um tema sensível, há que ter a capacidade de esclarecer de forma clara e objetiva, todas as questões colocadas. Uma comunicação assertiva gera confiança.

4. Aptidão para a tecnologia

Para o exercício da contabilidade, os conhecimentos em informática são essenciais. Sim, a transformação digital também afetou esta área: a maioria das relações fiscais é feita via online e a maioria dos documentos passaram a ser digitais. Para além disso, softwares de faturação e gestão têm sido adotados em muitas empresas como meio de trabalho para as seus contabilistas.

A importância das Soft Skills e Hard Skills

Conhece a diferença entre estes dois termos?  

Sem grandes rodeios, podemos definir as soft skills como as competências comportamentais e sociais do indivíduo. Não são mensuráveis nem tão pouco ensinadas. São inatas.

Hard skills são competências de carácter técnico que vão sendo aprendidas e assimiladas pela formação contínua do indivíduo. Assim como pelos seus conhecimentos e experiências ao longo da vida. Estas capacidades podem ser medidas e testadas no âmbito profissional, como por exemplo na sua primeira entrevista de emprego.

Concluindo, ao contrário das soft skills, as hard skills podem ser treinadas e adquiridas. Uma das nossas sugestões para quem procura emprego em contabilidade é, trabalhar as hard skills e estimar as soft skills.

Muito importante: estagnação da carreira, não! Caso tenha terminado os seus estudos e enquanto não encontra emprego, deve aproveitar o tempo para se instruir, quer seja no âmbito profissional ou pessoal. Podem ser workshops, palestras, congressos, seminários, e-learnings e até voluntariado. Proatividade em primeiro lugar.

Ser um profissional certificado

Ser um profissional certificado é estar um passo à frente, é acrescentar valor, não só a si como à empresa.

Tal como referido em cima, uma das competências que os recrutadores mais procuram num profissional de contabilidade é ser apto tecnologicamente. Isto porque, com a crescente evolução tecnológica, muitos dos processos na área da contabilidade foram otimizados. Um deles foi a utilização de softwares de gestão e faturação cloud, em detrimento das folhas de excel ou métodos ainda mais tradicionais.

Um exemplo destes softwares chama-se PRIMAVERA, produto desenvolvido em Portugal e utilizado por mais de 40 mil empresas em todo o mundo! Sendo este um software bastante completo e que está em constante evolução, as empresas utilizadoras procuram profissionais que, preferencialmente, saibam dominar a ferramenta.

Se procura emprego em contabilidade, sugerimos que conheça a Certificação em Contabilidade e Fiscalidade. Esta certificação concede-lhe um selo de confiança e qualidade no que diz respeito à utilização do ERP PRIMAVERA.

Por último, e a título de curiosidade, sabia que há mais de 50 ofertas de emprego por semana para quem tem conhecimentos em PRIMAVERA?

Aposte em si e no seu futuro, certifique-se!

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta