Receio de entrevistas por Skype?

Está à procura de emprego fora da sua cidade (ou até mesmo no estrangeiro) e sabe que terá de enfrentar as “temíveis” entrevistas por skype? Não entre em pânico!

Fazer entrevistas por skype tem algumas vantagens e, se a autoconfiança lhe falha, saiba que as hipóteses de ser bem sucedido neste tipo de entrevista são maiores. Sim, é verdade! Contudo, por ser uma entrevista não presencial há que ter atenção a certos pormenores.

Ter um currículo com bom conteúdo e apelativo não é suficiente para o recrutador. Há fatores extrínsecos que também contam muito, como por exemplo o espaço da entrevista, a luminosidade, o som, etc.

Dicas para preparar entrevistas por skype

1. Conhecer a empresa

Mais do que saber estar e falar numa entrevista é fundamental estar bem informado sobre a empresa a que se candidatou. Normalmente os recrutadores tendem a testar os seus conhecimentos sobre a empresa, as últimas novidades, acontecimentos importantes. Dê sempre a sua opinião crítica, isso demonstra capacidade de argumentação.

2. Confirmar os dados pessoais no skype

A primeira impressão é sempre a que fica, por isso não se esqueça de confirmar o e-mail do skype e a sua fotografia. Opte por usar uma fotografia mais profissional, pois transmitir uma imagem credível desde o primeiro contacto é meio caminho andado para o sucesso.

3. Atualizar as redes sociais

Nos dias que correm, nenhum recrutador seleciona candidatos sem espreitar a sua pegada social. E, por norma, as redes sociais são o primeiro alvo!

Comece por atualizar o seu perfil no LinkedIn. Não se esqueça que este é o seu currículo digital e, como tal, toda a informação deve ser cuidada e atualizada.

Não se esqueça também de todas as outras redes sociais. Verifique as suas publicações, partilhas, fotografias e até informação que não quer ver explorada pelos recrutadores.

4. Simular a entrevista

Mesmo que não seja a sua primeira entrevista por skype, treinar nunca é demais! E no caso de estar à procura do primeiro emprego, estar preparado é ainda mais importante.

Procure fazer uma simulação, uma espécie de guião, do percurso que foi traçando ao longo da sua carreira profissional. Pense nas atividades que já realizou dentro da área para a qual se candidata e apoie-se no seu currículo, seja ele digital ou em papel, para apostar nas skills que mais o valorizam.

5. Preparar o local da entrevista

Este é sem dúvida o ponto mais crítico e onde os candidatos mais fracassam no que diz respeito às entrevistas por skype. Procure na sua casa um espaço arrumado, de cor neutra, com boa luminosidade e uma boa acústica.

6. Testar os equipamentos

Antes da entrevista por skype começar, não se esqueça de testar todo o equipamento técnico.  Certifique-se que:

  • Existe uma boa conexão à internet;
  • O microfone e a câmara web estão a funcionar corretamente;
  • Tem bateria no computador ou se é necessário ligar à tomada.

 

Erros a evitar em entrevistas por skype

1. Falta de pontualidade

Há certas coisas que, sem dúvida, deve evitar e a falta de pontualidade é uma delas. Em qualquer ocasião profissional, seja em entrevistas de emprego presenciais ou por skype, chegue sempre a horas!

2. Interrupções

Se já testou todo o equipamento técnico, então só falta o ambiente que o rodeia. Assegure-se que ficará sozinho no compartimento escolhido para a entrevista.

Feche também as redes sociais no computador e desligue telemóveis e telefones. Se mais alguém estiver em casa durante o tempo em que vai ocorrer a entrevista, informe-os no sentido de evitar interrupções ou barulhos.

3. Vestuário inadequado

Quer seja presencial ou por skype, ter uma entrevista de emprego implica vestir-se de forma profissional. Pense no que vestiria se tivesse de sair de casa e faça-o, não passe uma má imagem sua perante o recrutador.

4. Falhas de comunicação

Se é a primeira vez em “frente às câmaras”, tente manter-se calmo e tenha confiança em si e no seu potencial.

Ouça com atenção as perguntas do recrutador e espere alguns segundos para responder, pois podem haver atrasos na chamada. Mas o mais importante: olhe para a câmara e não para a tela.

5. Esquecer os “auxiliares de memória”

Uma das grandes vantagens das entrevistas por skype é poder ter ao pé de si os seus “auxiliares de memória” sem que do outro lado o recrutador se aperceba.

Assim, se acontecer esquecer-se de um pormenor, rapidamente pode verificar o seu currículo ou outros documentos importantes. Mas atenção, olhe de forma discreta para que o recrutador não se aperceba.

Use esta vantagem a seu favor e anote alguns pontos-chave numa folha para que não se esqueça de os abordar durante a entrevista.

6. Falta de postura

Tenha atenção à postura e à linguagem corporal. Evite gesticular demasiado. Sente-se direito na cadeira e evite gesticular demasiado. Mas também não caia no erro de parecer um robô. Encare a entrevista com serenidade e normalidade.

Dica de ouro

Para além destas dicas, há outros fatores que ajudam a aumentar o seu potencial e valorizam a sua carreira. Pois, é ou não verdade que, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo há pequenas coisas que fazem toda a diferença?

Sabia que mais de 40 mil empresas, em cerca de 20 países, recorrem diariamente às soluções de gestão da PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio? Em consequência, por semana, há mais de 50 ofertas de emprego para quem tem conhecimentos de utilização em software PRIMAVERA.

Se quer aumentar o seu leque de conhecimentos e ser a primeira opção dos recrutadores, porque não espreita o programa das Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA?

Invista em si e no seu futuro! Saiba mais.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta