A importância da evolução da carreira profissional

O mercado de trabalho está em constante mudança e, diante este cenário, o conceito de carreira profissional tem vindo a sofrer algumas alterações. As empresas deixam de ter inteira responsabilidade quanto à carreira dos seus colaboradores para que a evolução profissional dependa unicamente destes.

A evolução da carreira profissional

Conceitos como “sucesso profissional” e “carreira brilhante” foram, durante muito tempo, sinónimos de estabilidade profissional. A par disso, quanto mais tempo um profissional trabalhava na mesma empresa, maiores eram as probabilidades de este evoluir profissionalmente.

Podemos afirmar que, nessa altura, as empresas eram inteiramente responsáveis pela carreira profissional dos seus colaboradores. Mas hoje em dia isso já não acontece. O que antes era conhecido como estabilidade profissional que durava uma vida toda, hoje está reduzido a uma média de tempo de cinco anos.

A par da globalização, da evolução tecnológica e das constantes mudanças do mercado de trabalho, surge a necessidade de empresas e profissionais se adaptarem a novas metodologias de trabalho. Tal requer tempo de formação e atualização de conhecimentos.

Não há dúvidas, ter estabilidade profissional é cada vez mais uma utopia. Ainda assim acredita que a evolução profissional é uma questão de sorte ou depende exclusivamente da empresa na qual trabalha? Então nós dizemos-lhe que a sua carreira profissional depende unicamente de si.  

O desafio dos profissionais da atualidade

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Como tal, é imprescindível que os profissionais sejam capazes de responder de forma rápida e eficaz às necessidades das empresas.

Assim, e de forma a concretizar o sucesso, os profissionais têm que ter iniciativa própria no que diz respeito à sua qualificação e especialização profissional. E se no passado um profissional podia trabalhar numa empresa durante anos e fazer sempre as mesmas tarefas sem ser preciso qualificar-se, hoje em dia isso já não acontece.  

Todos os dias as empresas adotam novas metodologias de trabalho. A par disso, há cada vez menos espaço para erros. Assim, a qualificação profissional surge como uma ferramenta de elevado valor para quem pretende evoluir profissionalmente.

O desafio atual dos profissionais que competem no mercado de trabalho passa então por investir, de forma independente, na sua formação através de cursos, MBA’s, pós-graduações, certificações ou especializações.

Um desenvolvimento contínuo

Uma coisa é certa: os profissionais que desejam ser bem sucedidos no campo profissional devem procurar desenvolver-se continuamente.

A formação universitária desempenha um papel muito importante na formação de um profissional de sucesso, no entanto acumular os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos por si só não chega.

É necessário aprofundar e explorar novos conhecimentos de forma a manter-se atualizado e desenvolver o seu potencial. Pois só assim conseguirá evoluir na sua carreira profissional.

Ainda tem dúvidas quanto à importância de se manter atualizado? Estatísticas comprovam que ter conhecimento em software PRIMAVERA é uma vantagem competitiva no seu percurso profissional, garantindo-lhe o reconhecimento de competências e experiência na área. Se já é um utilizador PRIMAVERA aproveite e certifique-se!

No mercado de trabalho há pequenas coisas que fazem toda a diferença. E a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é uma delas! Vai deixar escapar esta oportunidade?

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

2 comentários em “A importância da evolução da carreira profissional”

Deixar uma resposta