A evolução tecnológica e as novas metodologias nas empresas

A evolução tecnológica e o ambiente competitivo são fatores que provocam inúmeras alterações nos processos operacionais das empresas que recorrem à tecnologia para fazer evoluir os negócios.

A evolução tecnológica: tendências nos processos operacionais

É certo que a tecnologia facilita em muito os processos organizacionais. E, sendo um setor fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, a tesouraria é uma das áreas onde a evolução tecnológica tem maior impacto.

Uma das tendências diz respeito aos avanços tecnológicos que permitem adotar metodologias de trabalho mais práticas e funcionais. Reduzindo, em contrapartida, o uso de documentos em formato de papel uma vez que a maior parte das atividades migra para sistemas de gestão empresarial.

No geral, o uso da tecnologia na área de tesouraria ajuda a melhorar os processos de comunicação, o planeamento de tarefas, a gestão financeira e, claro, a transferência de dados através da internet. Como? Através de novas soluções que são cada vez mais uma tendência na gestão de tesouraria, como por exemplo:

Softwares ERP

Não há dúvidas. A procura contínua pelo aumento da produtividade é uma preocupação em qualquer empresa e na área de tesouraria não é diferente.

A par disso, recorrer a softwares ERP que permitam otimizar processos através da automatização de tarefas é uma realidade!

As soluções de ERP facilitam em muito todo aquele trabalho que de outra forma teria que ser feito manualmente. Para além disso, garantem que todos os processos são integrados numa só ferramenta, facilitando assim o controlo de todas as operações.

Big Data

Quando falamos em Big Data, falamos na grande quantidade de informação que chega às organizações através de diferentes meios. E quem fala em organizações, fala também na área de tesouraria.

Sim, a área de tesouraria recebe diariamente uma grande variedade de informação, dados e cálculos que, na maioria das vezes, parecem não se relacionar entre si e acabam por dificultar a tomada de decisão.

Mas, graças à evolução tecnológica, já é possível cruzar e analisar toda essa informação de uma forma mais simples e intuitiva, permitindo assim identificar padrões e obter conclusões válidas para a gestão financeira dos negócios.

Cloud Computing

Para que a gestão dos recursos financeiros de uma empresa seja eficiente, é imprescindível que a área de tesouraria execute todos os seus processos de maneira integrada. Isto é, de forma transparente e, claro, online.

Como tal, arriscamo-nos a dizer que a cloud é talvez a maior tendência no que diz respeito às novas metodologias adotadas pelas equipas de trabalho que podem aceder aos processos financeiros a partir de qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar.

Concluindo

Não há dúvidas, a tecnologia é um dos elementos chave para facilitar e agilizar os processos de tesouraria nas empresas, economizando tempo e recursos. É por isso importante acompanhar a evolução tecnológica e tendências do mercado.

Em cima, referimos os softwares ERP como uma solução muito utilizada nas empresas que pretendem otimizar processos de gestão. Neste seguimento, sabia que mais de 40 mil empresas em todo o mundo recorrem ao ERP PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio?

Ter conhecimentos em software PRIMAVERA é essencial para o seu desenvolvimento enquanto profissional, aumentando as suas oportunidades dentro do mercado de trabalho. Desta forma, e tendo em conta que existe uma procura crescente por profissionais com conhecimentos em PRIMAVERA, surgiram as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA.

Saiba mais e leve a sua carreira para o próximo nível.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

2 comentários em “A evolução tecnológica e as novas metodologias nas empresas”

Deixar uma resposta