Falta de motivação no trabalho? O que fazer?

Nem sempre a motivação no trabalho surge de forma natural. Todos temos uma maneira própria de lidar com as situações, principalmente na forma como encaramos o nosso trabalho. Se uns têm paixão por aquilo que fazem e lutam por fazer mais e melhor todos os dias, há quem não o sinta. E isso reflete-se dia-a-dia na atitude e nos atos dos profissionais.

Se sente que está a perder a sua motivação no trabalho, aqui ficam algumas dicas para que rapidamente possa inverter essa situação!

 

5 dicas para aumentar a motivação no trabalho

Sente-se pouco produtivo? Não tem vontade de participar ativamente nas reuniões da empresa? Tem sintomas de cansaço recorrentes? Ou, simplesmente, acorda sem vontade de ir trabalhar? Estes são alguns sinais de que está a precisar de alguma motivação no trabalho.

1. Persistência

Qualquer profissional tem momentos de desânimo ao longo da sua carreira. Mas se tem a certeza que está no emprego certo, com as pessoas certas e com desafios ao seu nível, não deve desistir ao primeiro desânimo. Citando Albert Einstein, “eu tentei 99 vezes e falhei. Mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista dos seus objetivos, mesmo que eles pareçam impossíveis. A próxima tentativa pode ser a vitoriosa.”

2. Novos objetivos profissionais

Existem tarefas que gostamos mais e outras que gostamos menos, é normal. No entanto, já está há algum tempo com aquela tarefa que não gosta nada?

Defina um plano e alguns objetivos para que a motivação no trabalho ocorra de maneira natural. Desafie-se a si próprio, este é um ponto a ter em atenção se não perder o seu rumo profissional. Acredite que ter autonomia para desenvolver novos projetos gera não só um boost de energia como motivação no trabalho.

3. Mais comunicação e interação

Networking com colegas de trabalho, por que não? Falar com colegas de áreas completamente diferentes da sua podem dar-lhe algumas ideias e motivação para implementar algum projeto na empresa? Em conversa, ideias “fora da caixa” podem surgir e mudar o rumo da sua situação profissional. Ganhe confiança e vá explorar novas redes de contactos dentro da sua empresa.

4. Pedir feedback

Tente falar mais, por um lado, com a sua equipa de trabalho e, por outro, com as suas chefias. Perceba como pode melhorar no seu trabalho, qual a evolução do negócio e perspetivas de futuro! Receber algumas dicas e feedback (positivo ou construtivo) é crucial para aumentar a sua motivação no trabalho.

5. Progressão na carreira

Aprenda a valorizar-se. Fique satisfeito com as suas conquistas e com tudo o que alcançou até agora. No entanto, parar é morrer e há que estar atento a novas oportunidades que possam surgir e novas  metas para alcançar.

Progressão na carreira não significa apenas subir de posto ou ser aumentado no salário, significa evoluir profissionalmente. Aumentar os seus conhecimentos na sua área de atuação e tornar-se um profissional mais capaz. Por que não investir na sua formação? Especializar-se numa área e alavancar os seus conhecimentos?

Se já é um utilizador PRIMAVERA e ainda não conhece as Certificações de Utilizadores, poderá estar a deixar escapar uma excelente oportunidade para combater a falta de motivação no trabalho.

 

A Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é reconhecida internacionalmente e comprova a aquisição sólida de competências em ERP PRIMAVERA, o software de gestão líder em Portugal. Conheça aqui os 5 módulos de certificação.

A título de curiosidade, sabia que profissionais certificados são 20% mais eficientes? Não deixe escapar esta oportunidade e seja um profissional certificado em PRIMAVERA!

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +2, votaram 2, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta