5 hábitos que deve adotar para uma boa gestão do fluxo de caixa

Gerir o fluxo de caixa é uma tarefa de elevada importância para qualquer negócio. É ou não verdade que em todos os negócios existe a entrada de dinheiro (pagamentos dos clientes) e a saída de dinheiro (pagamentos a fornecedores, rendas, empréstimos, etc.)?

Todas estas movimentações, que na maioria dos casos não ocorrem no mesmo período de tempo, podem dificultar o controlo financeiro das empresas. E é por isso que existe a gestão do fluxo de caixa, uma tarefa que permite controlar todas as movimentações financeiras das empresas num determinado período de tempo (que pode ser diário, semanal ou mensal).

Se é o responsável pela gestão financeira da sua empresa, certamente que reconhece todo o potencial que a gestão do fluxo de caixa tem para a tomada de decisões estratégicas nos negócios.

Saiba quais os 5 hábitos que deve adotar para garantir uma gestão do fluxo de caixa eficaz e melhorar o seu desempenho profissional.

5 hábitos essenciais para quem gere o fluxo de caixa

1. Registe todas as movimentações

Para que não perca o rasto a nenhuma  movimentação, todas elas devem ser devidamente registadas independentemente do seu valor.

Opte por separar as receitas e as despesas em categorias diferentes de forma a facilitar o controlo do fluxo de caixa e, claro, ajudar a analisar as principais despesas.

2. Planeie a longo prazo

Para que garanta uma gestão financeira eficaz, é muito importante que tenha em mente a necessidade de planear a longo prazo.

Isto irá ajudá-lo a preparar a empresa para enfrentar eventuais obstáculos ou adversidades que possam ter impacto nos objetivos financeiros propostos. Como por exemplo, quebra de vendas, acidentes de trabalho ou roubos.

3. Verifique as movimentações frequentemente

Não basta registar as entradas e saídas de dinheiro e categorizar estas movimentações financeiras: para que a gestão do fluxo de caixa seja proveitosa, é necessário que avalie e acompanhe com regularidade estes registos.

Será este acompanhamento e análise que lhe permitirão prever situações menos positivas e tomar as atitudes necessárias para minimizar possíveis prejuízos.

Não há melhor forma de se destacar pela positiva na sua empresa do que ser o responsável por ultrapassar os obstáculos que põem a saúde financeira da empresa em risco.

4. Use um software de gestão

A par da evolução tecnológica, os softwares de gestão são já a realidade da maioria das empresas da atualidade. É inevitável!

Apesar de algumas empresas, sobretudo as mais pequenas, ainda registarem os seus dados financeiros em documentos de cálculo ou outras ferramentas menos automatizadas, os softwares de gestão são já considerados a ferramenta ideal para fazer este registo. Para além de que a maioria destes softwares permite acompanhar os resultados financeiros em tempo real.

5. Adquira novos conhecimentos

O mundo empresarial é competitivo e encontra-se em constante evolução. Nos dias que correm, é cada vez mais importante estar a par das novas metodologias de trabalho e aprofundar conhecimentos.

Como tal, e se utiliza o software PRIMAVERA no seu trabalho, a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é a solução ideal para si. Para além de garantir o reconhecimento de competências e experiência na área, terá ainda acesso ao diploma que o distingue como utilizador certificado, ajudando-o assim a manter-se mais competitivo e valorizado pelo mercado de trabalho.

Ser um profissional certificado

Ser um profissional certificado é uma mais-valia para si, para o seu futuro e para a sua empresa. A confiança que transmite aos seus colegas de trabalho e, também, às suas chefias, fará de si um profissional mais seguro e com maiores probabilidades de evoluir na carreira.

Saiba mais sobre a Certificação em Tesouraria e não se esqueça: o sucesso financeiro da sua empresa está nas suas mãos!

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta