O que é a gestão da cadeia de abastecimento?

Venda mais e compre melhor com as certificações PRIMAVERA Vendas

A gestão da cadeia de abastecimento, ao contrário do que a maioria supõe, não é somente composta pela movimentação de produtos entre as empresas, fornecedores e clientes. Para que este processo não falhe, a cadeia de abastecimento envolve também uma boa comunicação entre as partes.

Neste artigo falamos sobre o processo e os desafios da gestão da cadeia de abastecimento para as empresas.

O que é a gestão da cadeia de abastecimento?

É um processo que assenta em três importantes pilares (a empresa, o fornecedor e o cliente) e que consiste na gestão dos produtos e da comunicação entre eles. Todos os intervenientes que estão inseridos direta ou indiretamente com o negócio empresarial estão envolvidos na gestão da cadeia de abastecimento.

A gestão da cadeia de abastecimento, em inglês Supply Chain Management (SCM), assume como sendo primordial a satisfação das necessidades do cliente. Para tal, e para disponibilizar ao cliente o produto de maior qualidade, é preciso passar por várias etapas. A gestão da cadeia de abastecimento envolve e integra elementos como os transportes, as encomendas, os custos, o inventário e o serviço, para oferecer ao cliente o produto desejado, no momento certo e segundo as condições estabelecidas.

Desafios da gestão da cadeia de abastecimento

Cada vez mais gerir um negócio passa por gerir não só a sua produção, mas também a sua cadeia de abastecimento, desde as matérias-primas até o produto final chegar ao cliente final.

Ao longo de todo o processo vão surgindo desafios, como por exemplo:

  • Garantir o equilíbrio entre a oferta procura;
  • Mapear devidamente os processos;
  • Gerir os fornecedores e as encomendas;
  • Integrar as equipas de trabalho;
  • Gerir adequadamente o inventário;
  • Planear estrategicamente os transportes e a distribuição;
  • Acompanhar e analisar os resultados;

ERPs e a tecnologia a seu favor

De forma a superar os desafios diariamente colocados, aumentando assim a sua reputação no mercado, as empresas precisam de ferramentas rápidas, eficazes e que tenham a capacidade de responder a quaisquer situações inesperadas.

A utilização de ERPs (Enterprise Resource Planning) é hoje, a par da evolução crescente da tecnologia, um aliado para os negócios empresariais. O uso de um software de gestão permite auxiliar todos os processos organizacionais, ajudando tanto na manutenção de informação e no controlo dos processos logísticos. E todos sabemos que mais controlo é mais organização!

Os ERPs de gestão apoiam os negócios a extrair informações estratégicas que resultam, no caso do processo de gestão da cadeia de abastecimento, na melhoria de aspetos como:

  • Gestão de inventário;
  • Otimização dos ciclos de produção;
  • Previsão e redução de custos;
  • Automatização de processos de compras a fornecedores.

Garantir uma boa gestão da cadeia de abastecimento passa, por isso, pela escolha acertada das ferramentas de organização.

O ERP PRIMAVERA, com mais de 40 mil empresas utilizadoras em todo o mundo, está em constante evolução  e pretende continuar a apostar na melhoria da experiência dos seus utilizadores e no crescimento dos seus negócios.

Uma das medidas implementadas para tal foi o lançamento das Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA, reconhecidas internacionalmente e que comprovam a aquisição sólida de competências de utilização do ERP PRIMAVERA. Um avanço que promete agir em benefício dos profissionais que se encontram à procura de um novo emprego e que, sendo certificados em PRIMAVERA, o podem alcançar mais rapidamente; e das empresas, que lhes é facilitada o recrutamento de profissionais qualificados.

Se se revê no primeiro caso e se recusa a ficar para trás, não perca esta oportunidade de vista. Saiba mais sobre as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA.

 

Leve a sua carreira para o próximo nível com as Certificações em PRIMAVERA Vendas
Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta