O processo de gestão de compras: como funciona?

Se terminou os estudos recentemente e está a dar os primeiros passos na gestão de compras é importante saber como funciona o processo para, de forma sustentada, ir alcançando vantagem competitiva nos processos de recrutamento e seleção.

Podemos afirmar que o processo de gestão de compras é vital para os negócios. A título de exemplo temos os supermercados, onde o processo de compra e venda está sempre presente para satisfazer uma necessidade do consumidor.

A importância de uma boa gestão de compras

A gestão de compras é um processo que exige responsabilidade e dedicação. É preciso conhecer bem o core da empresa e saber quais as necessidades do seu target. O mais importante é, sem dúvida, cumprir os timings das encomendas e acertar nas quantidades, para garantir stocks.

Voltemos ao exemplo dos supermercados:

O dever do gestor de compras não é apenas garantir as encomendas dos produtos (alimentares e não alimentares), é também gerir o stock e analisar que produtos têm mais saída para otimizar o pedido de encomendas e evitar excessos.

No caso específico dos retalhistas alimentares, uma falha na gestão das encomendas de bens alimentares (quer em falta quer em excesso) pode sair caro. Se por um lado afeta a satisfação do cliente, por outro afeta a gestão financeira do retalhista. Principalmente em produtos com datas de validade muito reduzidas, como é o caso dos laticínios.

Otimizar a gestão de compras passa por analisar quais os produtos que permitem rentabilizar a compra de uma grande encomenda, beneficiando de descontos e promoções adicionais.

A gestão de compras engloba, desta forma, a negociação com fornecedores. Um simples atraso de um ou dois dias pode levar ao caos! Nesse sentido há que existir um certo grau de rigidez na escolha dos fornecedores, sendo que na negociação devemos ter garantias de:

  • Preços especiais e promoções;
  • Qualidade dos produtos;
  • Rigor nos prazos de entrega.

A gestão de compras nas empresas

Para um funcionamento mais eficaz e produtivo, e tendo em conta a evolução tecnológica, as empresas estão a apostar cada vez mais em softwares de gestão que dinamizem o trabalho dos responsáveis pela gestão, quer de compras, vendas, recursos humanos, administrativa, etc.

Hoje em dia os conhecimentos informáticos são cada vez mais valorizados pelas empresas. Nesse sentido, nos processos de recrutamento e seleção, são beneficiados candidatos que dominem softwares de gestão para o exercício das suas atividades.

O profissional de gestão de compras

Um profissional de gestão de compras deve estar apto a:

  • Criar fichas de fornecedores
  • Registar documentos de compras
  • Criar armazéns e diferentes tipos de artigos
  • Criar artigos com gestão de lotes, números de série, códigos de barras e dimensões
  • Realizar operações de recálculo de stock e elaboração do inventário
  • Trabalhar com os mapas fiscais da área
  • Extrair informação de análise do módulo de compras e de inventário

Estes são os principais objetivos da Certificação em Compras e Inventário disponibilizada pela PRIMAVERA Academy, departamento de formação da tecnológica PRIMAVERA, especialista em softwares de gestão e faturação.

O PRIMAVERA, um ERP de gestão e faturação e produto desta mesma empresa, já é utilizado por mais de 40 mil empresas em todo o mundo que pretendem otimizar a gestão do seu negócio.

Desta forma, e tendo em conta o número de empresas a utilizar o produto, a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é uma excelente oportunidade para quem pretende elevar a sua carreira profissional a um outro nível, facilitando até a entrada de recém-formados no mercado de trabalho.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +4, votaram 2, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta