Gestão de vendas: 5 erros a evitar

Venda mais e compre melhor com as certificações PRIMAVERA Vendas

A gestão de vendas não engloba apenas o departamento comercial das empresas, mas sim todos os departamentos que motivam as vendas. Contudo, uma coisa é certa: vender mais e gerar lucro é o objetivo de qualquer empresa.

O conceito de gestão de vendas abrange, na atualidade, todas as atividades ligadas à atividade comercial, como por exemplo o marketing, a publicidade, a distribuição, o preço, etc. No fundo, a gestão de vendas tem como objetivo planear e implementar decisões que possam melhorar os resultados financeiros da empresa.

No entanto, e sendo esta uma área com bastantes responsabilidades, é normal que até mesmo os profissionais mais experientes e competentes possam cometer erros. Como tal, fazer uma avaliação frequente da estratégia de vendas é fundamental para identificar o que não está a resultar e quais os procedimentos que devem ser adotados.

Para o ajudar a melhorar o seu desempenho enquanto profissional da área de vendas, identificámos os 5 erros mais frequentes que deve ter em atenção para não comprometer a sua evolução profissional.

5 erros a evitar na gestão de vendas

1. Não atribuir importância ao funil de vendas

Um dos erros mais comuns no planeamento estratégico é pensar que todos aqueles que pesquisam sobre o produto ou serviço que a empresa comercializa estão dispostos a comprá-lo, mas não é assim que o processo de compra funciona.

Na realidade, para incentivar o consumidor a efetuar uma compra, é necessário trabalhar o funil de vendas. Caso contrário, poderá correr o risco de perder um potencial cliente.

2. Não delinear uma estratégia sazonal

Em todos os negócios existe sazonalidade. Como tal, e apesar de existirem setores onde essa sazonalidade é mais óbvia (como por exemplo no sector têxtil), é fundamental planear estratégias de vendas sazonais. Isto irá ajudá-lo a superar os períodos de vendas mais fracos.

Aposte em novos lançamentos, vendas cruzadas e outras estratégias que estimulem a compra em épocas específicas, como por exemplo no Natal.

3. Não estudar o mercado

Para vender não basta produzir o melhor produto ou prestar o melhor serviço, mas sim ir de encontro às necessidades do mercado-alvo. Para isso, é imprescindível estudar o mercado, a procura e até as principais tendências.

Lembre-se: por muito bom que seja o produto, se não fizer um estudo de mercado adequado, as vendas podem ser um desastre!

4. Não marcar presença online

Com a evolução tecnológica e a par de um consumidor cada vez mais conectado, marcar presença online é fundamental para as empresas que pretendem manter-se competitivas.

Marcar presença online permite-lhe atuar de forma global, conseguindo assim atrair novos consumidores e fidelizar clientes atuais.

5. Ignorar a evolução profissional da equipa de vendas

Estamos sempre a aprender: esta é a máxima que deve nortear qualquer profissional, especialmente na área de gestão de vendas. A par disso, num mercado em constante evolução, é cada vez mais importante atualizar conhecimentos e aperfeiçoar competências.

Se utiliza o software PRIMAVERA no seu trabalho e pretende fazer a sua carreira evoluir, então a Certificação em Vendas da PRIMAVERA Academy é a solução ideal para si, garantindo-lhe o reconhecimento imediato de competências e experiência na área.

Saiba mais sobre a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA.

 

 

Leve a sua carreira para o próximo nível com as Certificações em PRIMAVERA Vendas
Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta