A gestão financeira nas empresas

Está envolvido nos processos de gestão financeira da sua empresa e gostava de aprimorar e evoluir os seus conhecimentos na área?

Conheça a importância dos cargos de gestão financeira nos negócios, bem como as oportunidades a não perder para ser um profissional certificado na área e ser reconhecido por isso.

A importância de uma boa gestão financeira

A gestão financeira contribui para que haja um equilíbrio financeiro nas empresas, de modo a que, cumprindo prazos e atingindo todos os objetivos organizacionais propostos, se adquiram boas receitas que se transformam em lucro. Saber gerir as finanças de uma empresa ajuda a colmatar os custos, tanto fixos como variáveis, que esta detém.

É preciso conhecer toda a origem dos gastos, custos, e despesas do negócio. A gestão financeira é um dos serviços que mais contribui para a boa saúde da empresa, garantindo a sua sustentabilidade.

Para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo as empresas precisam, para além de ativos tangíveis e intangíveis, de pessoas qualificadas e aptas à realização de um bom trabalho.

Sabia que a falta de conhecimento sobre a origem e consequentemente o destino do dinheiro é uma das principais causas da desorganização financeira nas empresas?

Neste sentido são necessários profissionais na área financeira que consigam não só acompanhar as entradas e saídas de dinheiro e investimentos da empresa, mas também que o controlem na medida em que seja necessário estar disponível para investimentos futuros. Fazer um balanço das contas a receber e a pagar, bem como dos impostos e despesas operacionais.

Com vista a aumentar a rentabilidade financeira, os profissionais devem estar informados das evoluções e projeções dos fluxos de caixa, dos materiais, dos recursos existentes na empresa ou os que estão em falta, para fazer a sua gestão.

Certificação: para quê e porquê?

Como já referido, acompanhar o desempenho do negócio é fundamental. Mas tal não basta! São precisos recursos insubstituíveis como o capital humano que façam realmente as coisas acontecerem.

A forma das empresas competirem hoje em dia passa pelo potencial intrínseco dos seus colaboradores e não pelo poder financeiro que têm!  Por isso tendem a investir em tecnologias que fomentem a máxima eficácia e eficiência dos processos internos que agilizem as tarefas dos seus colaboradores, canalizando o seu esforço para as tarefas que realmente importam e que só podem ser realizadas por seres humanos.

Na sequência da importância da gestão financeira e a influência que têm os profissionais em gerir da melhor forma as finanças das empresas, eis que surge uma valorização da qualificação dos profissionais.

Uma das grandes apostas da PRIMAVERA BSS, empresa que desenvolveu o software de gestão PRIMAVERA utilizado já por mais de 40 mil empresas em todo o mundo, é a certificação dos seus utilizadores. E foi assim que surgiram as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA, focadas nos principais módulos do software e desenvolvidas para utilizadores atuais ou pessoas que queiram adquirir conhecimentos acerca do software.

Investir nestas certificações pode ser uma aposta de excelência para quem procura evolução e progressão na carreira! Se está envolvido nos processos de gestão financeira da sua empresa, talvez queira espreitar a Certificação em Tesouraria ou a Certificação em Contabilidade e Fiscalidade.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Um comentário em “A gestão financeira nas empresas”

Deixar uma resposta