Qual a importância da gestão estratégica no processo de compras?

Venda mais e compre melhor com as certificações PRIMAVERA Vendas

Se terminou os estudos e procura o seu lugar no mercado de trabalho, saiba como a gestão estratégica no processo de compras é crucial para melhorar os negócios e, consequentemente, os resultados empresariais. Afinal de contas, o saber não ocupa lugar e é uma vantagem quando se trata de garantir o seu sucesso nos processos de recrutamento e seleção.

A gestão estratégica no processo de compras é essencial para obter vantagem competitiva e garantir o sucesso dos negócios. A par disso, no mundo globalizado e competitivo em que vivemos onde a informação chega em segundos ao outro extremo do mundo, o departamento de compras assume um lugar cada vez mais importante nas empresas.

Vantagens da gestão estratégica no processo de compras

A gestão estratégica no processo de compras permite uma gestão mais eficaz na aquisição dos bens necessários à produção de mercadoria e ao funcionamento de uma empresa. E tendo em conta que estes custos representam entre 50% a 80% do total das receitas brutas de uma empresa, uma gestão eficiente no departamento de compras é essencial para aumentar o lucro.

Para reduzir custos e aumentar o lucro, o departamento de compras deve ter uma atitude proativa e ter consciência de que a sua ação influencia todas as áreas da empresa. E é aqui que entra a gestão estratégica e as suas vantagens no processo de compras:

  • Padronização de processos;
  • Aumento da eficiência;
  • Organização e redução do ciclo de compras;
  • Redução do custo total de aquisições;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Aumento da competitividade;
  • Aumento dos lucros.

Como implementar a gestão estratégica no processo de compras?

Com a implementação de novas regras e a otimização de procedimentos, é possível encontrar o ponto de equilíbrio que vai transformar custos em lucros. Para começar, conheça as principais responsabilidades de um departamento de compras:

  • Estudar o mercado;
  • Coordenar o fluxo de produtos e materiais em stock;
  • Verificar os pedidos e ordens de compra;
  • Assegurar que as compras são ajustadas às necessidades;
  • Análisar a previsão de vendas;
  • Adquirir materiais e serviços;
  • Negociar com os fornecedores;
  • Conseguir as melhores condições de pagamento;
  • Assegurar a qualidade dos produtos.

As 9 fases da gestão estratégica no processo de compras

1. Definir processos e objetivos

Comece por saber qual a meta a alcançar e o caminho que deve percorrer para lá chegar. De seguida, defina novas regras e procedimentos para todos os processos – por exemplo: definir um pedido de orçamento, estabelecer as margens, determinar quem valida as cotações, como são arquivados os processos, as amostras, etc.

2. Controlar processos

Definir procedimentos e ser exigente no seu cumprimento é a garantia de sucesso. Ter a base de dados dos fornecedores atualizada, os documentos de cada processo bem arquivados ou assegurar que os prazos são exequíveis e cumpridos, são alguns dos exemplos para conseguir um melhor desempenho e melhores resultados.

3. Dominar a arte da negociação

Se é responsável pelas compras da sua empresa, então é imprescindível saber negociar. Neste caso, uma boa negociação não passa apenas pelo preço mais baixo até porque, como diz a sabedoria popular, “o barato pode sair caro”.

O equilíbrio pode ser difícil, mas passa por encontrar uma solução com uma boa relação qualidade/preço. Como? Siga estes passos:

  • Definir o orçamento;
  • Consultar três fornecedores (sempre);
  • Conhecer o mercado (preços, prazos e formas de pagamento);
  • Assumir o controlo;
  • Saber ouvir.

4. Selecionar fornecedores

A seleção dos fornecedores é o ponto-chave de uma gestão estratégica e deve ser criteriosa e ajustada às necessidades da empresa. Tenha sempre a base de dados dos fornecedores atualizada, com os contactos, orçamentos, materiais, qualidade, prazos de entrega, entre outros dados importantes.

5. Gerir e controlar stocks

A gestão de compras será tão melhor quanto for a sua gestão de stocks. Pois só através de um controlo eficaz será possível garantir que tem artigos que assegurem as encomendas ou, por outro lado, que não tem artigos em excesso. Deste modo, torna-se mais fácil evitar gastos desnecessários.

6. Analisar as vendas

Conheça as suas vendas de cor e salteado. Quanto gastou, quanto poupou e quanto vendeu são perguntas a que deve saber responder. Estas informações dão-lhe os dados necessários para saber onde precisa de fazer ajustes para garantir mais eficácia nos seus negócios.

7. Antecipar necessidades

Fazer compras com antecedência é a fórmula para fazer compras ponderadas e evitar gastos de última hora. Para isso é importante estar atento ao mercado de forma a conseguir realizar bons negócios: comprar mais, ao melhor preço, com a mesma qualidade.

8. Definir estratégias de competitividade

Com uma gestão de compras eficiente será capaz de otimizar os recursos e, consequentemente, gerar mais lucro.  Para isso é preciso reduzir os custos dos materiais, assegurar a qualidade do produto, controlar todo o circuito de compra e venda e claro, garantir inovação e desenvolvimento tecnológico.

9. Recorrer a softwares de gestão

Um software de gestão assegura o controlo dos gastos, das compras, dos stocks e de todas as questões relacionadas com a gestão estratégica de uma empresa. E no que é que isto resulta? Num aumento significativo da produtividade das equipas de trabalho, claro!

Os softwares de gestão são já uma realidade na maioria das empresas da atualidade. Exemplo disso são as mais de 40 mil empresas, em todo o mundo, que recorrem diariamente às soluções PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio.

O conhecimento como fator diferencial

Acima falámos das mais de 40 mil empresas que recorrem às soluções PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio. Nesse seguimento, sabia que só em Portugal surgem em média 53 anúncios de emprego por semana em que um dos requisitos básicos é o conhecimento em software PRIMAVERA?

A formação académica por si só já não chega. É preciso alargar horizontes e aprofundar conhecimentos. Além disso, num mercado de trabalho altamente competitivo, destacam-se os profissionais que mostram conforto (e não resistência) às novas tecnologias!

Se procura uma oportunidade na área de compras, então porque não apostar na Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA na área de Compras e Inventário? Esta é uma ótima forma de validar competências. Além disso, tem entrada direta na Bolsa de Utilizadores Certificados acessível às empresas que trabalham com o software PRIMAVERA e procuram profissionais qualificados na área.

Certifique-se e leve a sua carreira até ao próximo nível!

 

 

Leve a sua carreira para o próximo nível com as Certificações em PRIMAVERA Vendas
Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta