A importância dos relatórios de vendas para o sucesso empresarial

Venda mais e compre melhor com as certificações PRIMAVERA Vendas

Os relatórios de vendas são uma ferramenta importante no planeamento estratégico de qualquer empresa não só a nível comercial, mas também para os restantes departamentos.

Durante muitos anos, o departamento de vendas foi posto em segundo lugar no que toca à importância das diferentes áreas que compõem uma empresa. E, embora se reconhecesse a importância das vendas para o sucesso dos negócios, a necessidade de criar uma estratégia própria para o departamento de vendas não era reconhecida.

Contudo, se o principal objetivo das empresas é gerar lucro então é certo que as vendas são o meio para o atingir. Como tal, é preciso ver a função de vendas como aquela que concentra o maior esforço para a concretização deste objetivo.

Com a evolução do mundo empresarial a área de vendas passou a ser considerada uma das mais importantes dentro das empresas, começando assim a ter uma estratégia própria. Na maioria das empresas, é na área de vendas que reside o âmago de todo o planeamento, estratégia e diretrizes gerais que são delineadas a partir das necessidades empresariais.

É preciso lembrar que, quando falamos de vendas, estamos a falar mais do que apenas do processo de compra. Este é apenas o culminar de todo um encadeamento de ações.

Criar relatórios de vendas

Os relatórios de vendas, parte integrante das responsabilidades do departamento de vendas, são fundamentais para preparar a estratégia empresarial permitindo, por um lado, identificar pontos a corrigir no processo de vendas e, por outro, pontos fortes que devem ser preservados.

Existem vários modelos de relatórios de vendas. Como tal, este deve ser eleito tendo em conta o negócio e as especificidades da empresa. Além disso, a opinião dos vendedores deverá também ser considerada no momento de escolher o modelo de relatório a utilizar, uma vez que serão os principais responsáveis por preencher este documento.

No que diz respeito ao seu preenchimento, o ideal é que os relatórios de vendas sejam preenchidos diariamente. Caso não haja essa disponibilidade,  deve-se ajustar a periodicidade de preenchimento de acordo com o tipo de negócio e necessidades do mesmo.

Para automatizar processos e facilitar a vida aos vendedores que, por natureza, já têm dias bastantante atarefados, recomenda-se que os relatórios de vendas sejam preenchidos através de um software de gestão. Deste modo, além de otimizar processos, os responsáveis pela área de vendas conseguem ainda atualizar toda a  informação em tempo real sem precisarem de estar no escritório.

Que dados devem constar nos relatórios de vendas?

A informação que deve constar nos relatórios de vendas depende do tipo de negócio e das necessidades da empresa. No entanto, existem alguns dados imprescindíveis que não podem faltar em nenhum modelo de relatório:

  • Número de visitas (neste caso, o conceito de visitas varia de acordo com o tipo de comércio);
  • Número de pendentes;
  • Número de produtos vendidos;
  • Valor total de vendas realizadas.

Há que ter em conta que, na venda de produtos a clientes empresariais, o relatório deve incluir as informações de compra de cada cliente.

Deste modo, a equipa de vendas consegue perceber quais os clientes que já não fazem encomendas há algum tempo e contactá-los no sentido de perceber se houve uma mudança de hábito de compra ou até de fornecedor e, eventualmente, fazer uma nova proposta.

A importância dos relatórios de vendas para a gestão empresarial

Para além de ajudar no planeamento estratégico e no controlo de vendas, os relatórios de vendas podem ser úteis para outras áreas da empresa. Isto porque através da análise dos dados incluídos nos relatórios é possível:

  • Melhorar a estratégia de marketing;
  • Aumentar a estabilidade financeira ao ser possível prever resultados;
  • Controlar o inventário de forma mais precisa;
  • Fortalecer a relação com o cliente;
  • Processar as cobranças de forma mais rápida.

Como tal, para garantir o sucesso empresarial e tirar o máximo partido dos relatórios de vendas, recomenda-se que este não fique limitado ao departamento de vendas. É importante que partilhe os resultados e conclusões com toda a empresa.

Poderá fazê-lo de várias formas: através de uma reunião geral, da elaboração de um documento interno, por newsletter ou por e-mail. O importante é que toda a empresa esteja focada num objetivo comum: vender mais para aumentar o lucro empresarial.

O conhecimento como fator diferencial

Se é o responsável pela área de vendas da sua empresa e utiliza o software PRIMAVERA no seu trabalho, certamente que reconhece a importância de alargar horizontes e aprofundar conhecimentos. Sim, porque num mercado de trabalho onde a tecnologia tem cada vez mais força, destacam-se os profissionais que são capazes de responder aos desafios empresariais de forma rápida e eficaz.

Aposte na Certificação em Vendas da PRIMAVERA Academy e garanta o reconhecimento imediato das suas competências e experiência enquanto utilizador PRIMAVERA.

 

 

Leve a sua carreira para o próximo nível com as Certificações em PRIMAVERA Vendas
Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta