Logística e gestão da cadeia de abastecimento: quais as diferenças?

Venda mais e compre melhor com as certificações PRIMAVERA Vendas

Se terminou os seus estudos e procura um lugar no competitivo e complexo mundo da logística e gestão da cadeia de abastecimento, é importante que tenha em atenção os muitos desafios que se aproximam. O primeiro deles todos passa por perceber a principal diferença entre logística e gestão da cadeia de abastecimento.

Logística e gestão da cadeia de abastecimento: quem é quem?

A logística e gestão da cadeia de abastecimento são essenciais para o dia a dia empresarial. Parece uma declaração exagerada, contudo, rapidamente vai perceber que não estamos longe da verdade.

O que é a gestão da cadeia de abastecimento?

A gestão da cadeia de abastecimento é, nada mais nada menos, do que o processo que interliga fornecedores, intermediários, prestadores de serviços e clientes. Ou seja, tudo aquilo que nos chega a casa, seja comida, roupa ou até o serviço de televisão por cabo estão sobre a alçada desta gestão.

Só através de uma gestão eficaz da cadeia de abastecimento é que as empresas conseguem entregar ao cliente final um produto de valor superior ao custo que aquele representou para cada um dos intervenientes ao longo do processo. E no que é que isto se traduz? Em lucro para todos os intervenientes e na garantia de que a empresa prestadora do serviço se mantém num lugar competitivo no aguerrido mercado global em que vivemos.

O sucesso deste processo não depende apenas de quem coloca o produto no mercado, mas sim da participação dos vários intervenientes: desde o fornecedor da matéria-prima até ao estafeta que entrega a encomenda em casa do consumidor final.

Por esta altura já se deve ter questionado sobre como conseguir uma gestão eficaz da cadeia de abastecimento… É simples: assegurando que os fluxos de informação, as matérias-primas e os produtos são bem geridos através da planificação, implementação e controlo dos processos.

Para isso, é preciso mudar o foco para a importância da participação de todos os intervenientes, garantindo uma comunicação e articulação entre todos ao longo do processo.

O que é a logística?

A logística é um elo na complexa corrente que é gestão da cadeia de abastecimento. Enquanto que à última cabe a tarefa de gerir todos os processos desde o ponto de origem até ao ponto de receção do produto (cliente final) com o objetivo de garantir o menor custo para os intervenientes, a logística é a forma operacional de o conseguir.

Assim, cabe aos responsáveis da gestão de logística a tarefa de coordenar e otimizar todas as atividades de logística, integrando-as com outras funções, nomeadamente, o marketing, a produção, as finanças e as tecnologias de informação.

Assim, pode-se dizer que a gestão de logística agrega todas as as atividades ligadas ao armazenamento e à circulação dos produtos nas organizações: previsão, gestão de stock, transportes, armazenamento, definição das redes de distribuição, etc.

Podemos então concluir que a logística e a gestão da cadeia de abastecimento são o fator-chave do sucesso de uma organização. Enquanto que a primeira diz respeito às operações, ao controlo das compras, à gestão de inventário, ao transporte e à recolha de dados, a segunda não só contempla a logística como a coordenação, colaboração e comunicação entre os vários intervenientes do processo.

Destaque-se dos restantes candidatos do mercado de trabalho

A logística e gestão da cadeia de abastecimento são áreas muito competitivas e que, por isso, exigem profissionais que se destaquem no meio de tantos candidatos. Não há dúvidas: estes processos são tão mais eficazes quanto as pessoas que os operam, por isso, assegure que é um desses profissionais.

A par da evolução tecnológica que se vive e que traz consigo mudanças significativas no que aos processos empresariais diz respeito, sabia que mais de 40 mil empresas em todo o mundo recorrem diariamente às soluções de gestão da PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio?

Foi assim que, tendo em conta a procura crescente por profissionais com conhecimentos e experiência em ERP PRIMAVERA, surgiram as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA.

Apostar nestas certificações valoriza o seu currículo e ajuda-o a aumentar as hipóteses de conseguir um lugar no mercado de trabalho. Isto porque terá entrada direta na Bolsa de Utilizadores Certificados em PRIMAVERA acessível às mais de 40 mil empresas que utilizam o ERP PRIMAVERA.

Certifique-se e garanta o seu lugar no mercado de trabalho!

 

 

Leve a sua carreira para o próximo nível com as Certificações em PRIMAVERA Vendas
Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +2, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta