Dicas para quem quer mudar de carreira

Mudar de carreira é mudar de vida! E não é uma decisão que se tome de ânimo leve como escolher qual o destino das próximas férias de verão. Não existe uma idade ideal para o fazer e, na maior parte dos casos, acontece com pessoas que sentem pouca ou nenhuma realização profissional.

Contudo, e sendo esta uma decisão que irá repercutir na sua vida pessoal, há que tomar certos cuidados. Mas primeiro, há que perceber bem a diferença entre mudar de carreira e mudar de emprego.

Mudar de carreira VS mudar de emprego

Ambos exigem uma mudança drástica na vida profissional. Se por um lado, mudar de carreira significa deixar a área profissional na qual trabalhamos há anos e para a qual nos qualificamos; por outro, mudar de emprego apenas significa uma mudança de empresa ou até mesmo uma pequena variação no cargo.

Chega a uma altura em que, nem o salário nem o ambiente com os colegas de trabalho são fatores suficientes para nos fazer sentir bem recebidos no nosso local de trabalho. A solução para esta situação seria uma mudança de emprego.

Se o problema reside na falta de realização pessoal e profissional e o seu trabalho já há muito que não o deixa feliz, a solução será mesmo uma mudança na carreira.

Se o seu caso for o segundo, se pretende mesmo mudar de carreira profissional, siga atentamente as nossas dicas.

Dicas para quem quer mudar de carreira

Pondere a sua decisão

Pondere todos os prós e contras; e reflita sobre eles. Se for necessário, tire um dia para si e pense mesmo sobre a decisão que quer tomar. Peça opinião a colegas de trabalho. Após tomada a decisão, lute por mudar para melhor!

Planeie o seu futuro

Ciente da decisão tomada, é necessário planear um conjunto de ações para que a mudança de carreira aconteça de uma forma sustentada e eficaz. A não ser que saiba que carreira seguir, comece por procurar junto de amigos, familiares e até contactos profissionais qual o melhor caminho a seguir. Pesquise bastante para saber que possibilidades de progressão na carreira existem, como estão os salários em determinadas áreas, e quais as oportunidades de emprego disponíveis no momento.

Avalie a sua segurança financeira

Durante o processo de transição, como é normal, irá deixar de trabalhar por algum tempo, precisando de ter algumas poupanças extra. Por isso avalie a altura certa para deixar o seu emprego atual não prejudicando a sua situação financeira em demasia.

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Pesquise sobre o que está a acontecer no mundo do mercado de trabalho, quais os setores que estão (ou que vão estar) em alta! Pense acima de tudo quais as funções que gostava de exercer e como pode contribuir para tal. Nunca é tarde para seguir os seus sonhos!

Expanda a sua rede de networking

Ao longo da sua carreira profissional foi colecionando alguns cartões de visita, certo? Está na hora de os utilizar. Mudar de carreira implica conhecer mais e envolver-se em diferentes atividades, como eventos, workshops, para perceber as áreas que quer seguir. Nunca se sabe se nestes eventos estará uma oportunidade em aberto! Descubra os seus novos interesses, habilidades, e contacte com as mais variadas pessoas à sua volta!

Invista na sua formação

A formação é um investimento para a vida! Procure novos conhecimentos e especializações que o ajudem a mudar de carreira. A qualificação é um dos fatores mais importantes no mercado de trabalho, sendo esta essencial para ganhar vantagem competitiva face a outros candidatos, independentemente da área de trabalho. As  Certificações em PRIMAVERA  podem ser uma excelente ajuda para quem pretende mudar de carreira investindo na sua formação profissional.

 

Mudar de carreira não tem de ser um bicho de sete cabeças, há que saber tomar as decisões acertadas e manter-nos sempre atualizados do que se passa no mercado de trabalho no nosso país. Sem nunca esquecer que o maior valor somos nós mesmos e as aprendizagens que fomos adquirindo ao longo da nossa vida profissional.

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 2, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta