Contabilidade: a importância da orientação profissional

Se procura uma carreira na área da contabilidade, saiba que todos os aspetos relacionados com a orientação profissional o podem ajudar a cimentar a sua decisão, bem como a tornar-se num profissional mais consciente das necessidades da função e atento aos fatores externos que poderão influenciar a prática laboral.

Durante muito tempo, a área da contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias. Atualmente, devido à alta competitividade do mercado, esta disciplina passou a ser vista como um instrumento que auxilia no processo de decisão, gestão, planeamento, execução e controlo.

É por isso que, para quem pretende enveredar por esta área, a orientação profissional torna-se fundamental para estar consciente dos desafios e expetativas que envolvem a profissão de contabilista.

Orientação profissional na contabilidade: 6 dicas úteis

O profissional da área de contabilidade é um agente de mudanças e, como tal, deverá demonstrar as suas capacidades sendo um profundo conhecedor da organização e podendo atuar em prol da sua continuidade e crescimento profissional.

Para uma melhor orientação profissional, atente estas 6 dicas úteis.

1. Ser um tradutor

O contabilista deverá apresentar-se como um tradutor e não simplesmente como um apurador de dados. O que é que isto quer dizer? É simples: na área de contabilidade não basta emitir relatórios contabilísticos e financeiros, é preciso sim fazer com que os gestores e demais colaboradores de uma empresa entendam a informação que neles consta.

Por mais complexa que seja, toda a informação deverá ser ajustada ao grau de conhecimento das pessoas com quem será partilhada, de forma a que seja percetível a todos e ajude a tomar decisões mais acertadas e conscientes para a prossecução de um negócio de sucesso.

2. Ser um jogador de equipa

Na maioria dos casos o contabilista acaba por ficar fisicamente mais afastado dos restantes elementos da empresa, principalmente se este for contratado externamente ou se trabalhar como freelancer.

Como tal, é importante que este participe nos eventos e momentos importantes da empresa como forma de potenciar a sua integração nas equipas de trabalho.

3. Ser responsável

Para uma melhor orientação profissional, o contabilista deverá possuir uma postura ética irrepreensível. Afinal de contas, trabalha com dados sensíveis e confidenciais que são vitais para o sucesso empresarial.

A ética deve ser encarada, em qualquer profissão, como uma ferramenta fundamental para procurar o bem-estar individual e coletivo dentro de uma empresa e até na sociedade.

4. Possuir conhecimentos abrangentes

Para conseguir evoluir profissionalmente, não basta deter conhecimentos específicos de contabilidade, fiscalidade e legislação. Um bom profissional da área deverá ainda:

  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador, visto que terá que trabalhar com programas muito específicos;
  • Ter capacidade de liderança e motivação;
  • Saber trabalhar em equipa;
  • Ser acessível na passagem e receção da informação;
  • Ser bom comunicador;
  • Ser criativo;
  • Ser proativo;
  • Estar sempre a par das mais recentes mudanças que poderão afetar o seu trabalho.  

5. Aceitar o trabalho rotineiro

Não queremos com isto dizer que a contabilidade é uma área estanque e inalterável, mas sim que há alguns processos sistemáticos que são realizados com alguma frequência e que poderão causar alguma desmotivação. A par disso, é fundamental adotar algumas práticas que o ajudem a reverter esta situação.

6. Estabelecer uma rede de networking

Ter contacto com outros profissionais da área e integrar em comunidades ou em grupos de LinkedIn será altamente benéfico para a prática da contabilidade. Isto porque poderá conhecer outras pessoas, entrar em discussões sobre a área em geral ou temas mais específicos, podendo ainda esclarecer dúvidas ou até contribuir com a sua experiência.  

Desenvolvimento contínuo

Na maioria das vezes, o seu currículo é a primeira oportunidade para mostrar o que vale, pelo que a informação apresentada deve ser a mais interessante e diferenciadora possível.

Recorda-se de neste artigo termos referido os conhecimentos de informática na ótica do utilizador como um fator importante para conseguir evoluir profissionalmente? A verdade é que a tecnologia chegou a todo o lado e na área de contabilidade não é diferente.

A par disso, sabia que mais de 40 mil empresas em todo mundo recorrem diariamente às soluções de gestão PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio?

Se pretende valorizar o seu currículo de forma a garantir o seu reconhecimento no mercado de trabalho, então a Certificação em Contabilidade e Fiscalidade da PRIMAVERA Academy é a aposta certa para si!

Saiba como a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA o pode ajudar a encontrar o emprego dos seus sonhos e leve a sua carreira até ao próximo nível!

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +4, votaram 2, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta