As perguntas mais comuns numa entrevista de emprego

A sua primeira entrevista de emprego já está marcada e isso deixa-o assustado? Não precisa! É tudo uma questão de preparação. Sim, porque na realidade as entrevistas de emprego são como um desporto, precisam de algum tempo de preparação e treino para alcançar o sucesso.

Quais as perguntas mais comuns numa entrevista de emprego?

Durante a entrevista de emprego o recrutador irá colocar à prova a sua forma de reagir e responder a todas as questões colocadas.

E, apesar de não haver respostas certas ou erradas, o objetivo é avaliar a sua personalidade, criatividade, conhecimentos mais ou menos técnicos e claro, a sua capacidade de argumentação.

Conheça então a nossa seleção de perguntas mais comuns numa entrevista de emprego.

1. “Fale-me um pouco mais sobre o seu percurso académico”

Esta é a uma das questões básicas que o recrutador irá fazer na tentativa de quebrar o gelo inicial e tentar perceber qual a sua formação e experiência na área para a qual se candidata.

Comece por isso por falar resumidamente sobre a sua formação, experiências mais marcantes e o porquê de ter seguido a área em questão.

Aproveite ainda para referir algumas skills que tenha adquirido através da sua experiência académica ou até profissional (no primeiro emprego, a experiência em estágios conta muito!).

2. “Como é que os seus amigos o definem?”

Parece uma pergunta estranha ou desenquadrada? Acredite que não é! Com esta pergunta o recrutador pretende analisar as suas principais características sociais e a forma como isso pode influenciar a sua adaptação à cultura organizacional da empresa.

Será que tem valores e interesses semelhantes aos da organização? Embora pareça insignificante, este é um fator de elevada importância. Afinal, quem gosta de trabalhar numa empresa com a qual não se identifica?

3. “Porque gostaria de trabalhar nesta empresa?”

Quando esta questão surgir, deve abordar vários assuntos. Por exemplo, o porquê de se ter candidatado à empresa e quais as suas motivações.

Aproveite também o momento para mostrar que conhece a história da empresa. Este é um pormenor bastante valorizado pelos recrutadores, pois mostra interesse e dedicação.

4. “O que se imagina a fazer daqui a 5 ou 10 anos?”

Ainda não tinha pensado nisso? Toda a gente tem objetivos profissionais. Qual é a sua ambição? Onde se vê daqui a 10 anos? Ter um negócio próprio, viver no estrangeiro, dar o seu melhor para evoluir profissionalmente junto com a empresa para a qual se candidata? Estes são só alguns exemplos.

Contudo, e apesar de já banalizada, esta é uma das perguntas mais importantes para o recrutador conseguir analisar a sua atitude e a ambição para atingir objetivos.

5. “Como foi a sua última experiência profissional?”

Através desta questão o recrutador procura saber por que deixou a empresa onde estava ou por que está à procura de outro emprego.

Caso tenha tido uma má experiência anteriormente, não caia no erro de “manchar a imagem” da empresa em questão. Opte apenas por falar um pouco das várias experiências profissionais realçando os pontos positivos e os sucessos.

No entanto, caso não tenha tido ainda uma experiência profissional, não precisa de se preocupar com esta pergunta.

6. “Quais são as tuas expectativas salariais?”

Surpreendido? O recrutador também precisa de saber se está familiarizado ou tem noção do quanto poderá ganhar na função para a qual se candidata.

Investigue o salário médio da função em casa e seja flexível. Diga um um intervalo salarial que pareça justo e equilibrado para ambas as partes.

Como triunfar numa entrevista de emprego

Sabia que, por semana, surgem mais de 50 ofertas de emprego para quem tem conhecimentos de utilização em software PRIMAVERA? Sim, é verdade!

Investir numa Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é investir em si e distinguir-se como utilizador certificado em software PRIMAVERA, aumentando consequentemente a sua vantagem competitiva face a outros candidatos.

Afinal não é verdade que as empresas procuram cada vez mais profissionais capazes de responder às suas necessidades de forma rápida e eficaz?

Certifique-se em PRIMAVERA, estude bem o seu discurso para as entrevistas de emprego a que se propõe e aumente as probabilidades de ser o candidato escolhido.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +1, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta