À procura do primeiro emprego?

Encontrar o primeiro emprego não é tarefa fácil. Envolve muito trabalho, dedicação e força de vontade. Para simplificar este processo apresentamos algumas dicas que o vão ajudar a encontrar, de forma rápida e sustentada, o seu primeiro emprego.

Dicas úteis para quem procura o primeiro emprego

Curriculum vitae

Terminou os estudos, e agora? O primeiro passo é preparar o seu CV.

Comece primeiro por refletir. Que atividades desenvolveu até agora que possam acrescentar valor ao seu CV?  Foi a palestras, workshops, trabalhou em part-time ou fez voluntariado? Tudo conta, no entanto há que ser seletivo.

Pense no CV como o seu cartão de visita. Tenha em consideração o seguinte:

  • Aparência: lembre-se que o recrutador tem pouco tempo para ler tudo aquilo que escreveu por isso o conteúdo deve ser curto e conciso. Não exagere em tabelas, gráficos ou imagens. De preferência, uma página A4;
  • Linguagem: clara e sem erros ortográficos;
  • Informação: deve estar atualizada e ser apresentada por ordem cronológica; foco nos resultados, ou seja, no que aprendeu com as suas experiências;
  • Fotografia: sabia que é dos pontos mais críticos apesar de não ser obrigatória? E que pode arruinar a sua imagem perante o recrutador? As fotografias de CV devem ser cuidadas sendo que a formalidade da mesma vai depender muito do cargo a que se candidata.

Por último, vale a pena referir que há CVs e CVs. Não podemos comparar um CV de um advogado a um CV de um artista plástico, fotógrafo ou designer.

Carta de apresentação

A carta de apresentação é um complemento do CV onde nos podemos expressar um pouco mais. É um ponto a favor.

Adapte a sua carta em função da empresa (se souber a quem se vai dirigir, perfeito!) e do cargo ao qual se está a candidatar.  Valorize as suas competências e como estas são adequadas à posição que se vai candidatar.

A concorrência é imensa, por isso seja o mais criativo e diferente possível, fuja ao convencional.

Por último, veja e reveja e peça a outras pessoas para ler e dar o feedback. Aperfeiçoe.

Dá algum trabalho mais vale a pena.

LinkedIn

As redes sociais já fazem parte do nosso dia-a-dia. Então, por que não juntar o útil ao agradável e fazer delas boas cúmplices para arranjar o primeiro emprego?

A mais conhecida rede social profissional é o LinkedIn e, se ainda não tem, não perca tempo e crie já a sua conta. Aproveite e faça também o upload do seu CV no seu perfil.

Sabia que muitas empresas já fazem o processo de recrutamento e seleção através desta rede social? Pesquise as empresas que mais lhe interessam e veja quais as ofertas de emprego mais atraentes na sua área de formação.

Faça networking: candidate-se a ofertas de emprego, intervenha em grupos, partilhe conteúdo, conecte-se a pessoas relevantes, etc.

A sua lista de empresas

Depois de ter o seu CV pronto, a sua carta de apresentação escrita e sua conta de LinkedIn ativa, está na hora de começar a criar a sua lista de empresas para as quais gostaria de trabalhar.

Este é um trabalho de pesquisa e que está em constante atualização. Para além da internet, utilize a sua rede de contactos. Peça recomendações a amigos, amigos de amigos, conhecidos e familiares.

Depois de ter uma lista bem composta, pode dar início à fase de contactos. Caso não estejam a recrutar, por que não enviar candidaturas espontâneas e correr atrás?

Sites de emprego

É importante estar registado em alguns sites de emprego e receber no seu e-mail ofertas de emprego ajustadas ao seu perfil. Sugerimos alguns: Jobtide, Sapo Emprego, Bolsa de Emprego Público (BEP), Alerta Emprego, Net-Empregos, Carga de Trabalhos, etc.

Formação

Apesar das empresas estarem cientes que primeiro emprego e experiência profissional não combinam, as competências do candidato contam sempre muito na hora de escolher entre o candidato A, B ou C.

Enquanto procura o seu primeiro emprego, por que não apostar também na sua formação e aumentar as suas competências em determinadas áreas?

A PRIMAVERA Academy é uma excelente escolha para quem procura emprego em áreas administrativas, de vendas, de RH, de contabilidade, de tesouraria e etc. Ter conhecimento em software PRIMAVERA e ter um certificado que o prove é, hoje em dia, uma mais-valia para os candidatos à procura do primeiro emprego.

Sabia que há mais de 50 ofertas de emprego por semana para quem tem conhecimentos em software PRIMAVERA?

Saiba mais sobre a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA e seja a primeira opção dos recrutadores.

Se procura o seu primeiro emprego, estas dicas ser-lhe-ão bastante úteis. Basta pô-las em prática e ser dedicado!

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

8 comentários em “À procura do primeiro emprego?”

Deixar uma resposta