Mais produtividade no trabalho, mais tempo livre em casa

Manter os níveis de produtividade no trabalho é um dos principais desafios dos profissionais do mercado de trabalho atual. E uma vez que a essência da produtividade é “fazer mais com menos” e não apenas “fazer mais”, conseguir fazer uma boa gestão de tempo e recursos é meio caminho andado para se tornar mais produtivo.

Contudo, para aumentar os níveis de produtividade e evitar levar trabalho para casa, há outros pequenos detalhes que deve ter em conta.

E se é um dos profissionais que leva trabalho para casa para conseguir ser mais produtivo no trabalho, saiba que este é um dos erros que deve evitar a todo o custo.

6 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

1. Criar um plano de tarefas

Criar um plano de tarefas ajuda o profissional a organizar-se e a monitorizar o seu próprio desempenho. Além disso, com uma organização clara do que tem para fazer e quando deve fazer, analisar o ritmo de trabalho e delinear a melhor forma de atingir os objetivos traçados torna-se mais fácil.

2. Definir tarefas prioritárias

Adiar tarefas importantes só vai aumentar o stress e diminuir o tempo disponível para as realizar com a devida dedicação e qualidade.

Opte por definir o plano de tarefas de acordo com o grau de prioridade e complexidade de cada uma, sendo que as tarefas mais complexas devem ser realizadas em períodos de tempo mais produtivos, como por exemplo, durante a manhã.

3. Fazer pausas

Ao contrário do que se possa pensar, fazer pausas entre a realização de tarefas é essencial para aumentar os níveis de produtividade no trabalho. Pois é ou não verdade que, na maioria das vezes, bastam 10 minutos para tomar café e apanhar ar fresco para “recarregar baterias”?

Para ser produtivo não tem que trabalhar 8 horas seguidas sem qualquer interrupção. Pelo contrário! Fazer pequenas pausas é essencial para manter um bom desempenho e evitar o cansaço mental.

4. Evitar distrações

Apesar de as pausas serem fundamentais para manter um bom desempenho e aumentar a produtividade no trabalho, é importante saber qual o momento ideal para as realizar.

Se costuma distrair-se com facilidade, comece por desligar-se das redes sociais e de outras fontes de distração que possam interromper o seu raciocínio durante o horário de trabalho.

Contudo, caso tenha tempo livre durante o horário de trabalho, aproveite-o para ler sobre assuntos pertinentes para a sua função como forma de aprofundar conhecimentos e aumentar a eficiência.

5. Analisar o plano de tarefas

No final do dia de trabalho analise o plano de tarefas traçado e veja quais as tarefas concluídas e as que ficaram por realizar.

Como forma de garantir uma gestão de tarefas eficaz, pode sempre recorrer a aplicações online que o ajudem a gerir o tempo e a monitorizar tarefas.

6. Explorar novos conhecimentos

Adquirir e explorar novos conhecimentos torna os profissionais mais eficientes. E não é verdade que a eficiência é sinónimo de produtividade?

Além disso, sabia que profissionais certificados são em média 20% mais eficientes? Sim, 20%! Assim, e tendo em conta crescente procura por profissionais com conhecimentos em PRIMAVERA, um software de gestão utilizado por mais de 40 mil empresas em todo o mundo, surgiram as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA pensadas para utilizadores ou profissionais que pretendem adquirir conhecimentos de utilização do software.

Certifique-se e veja os seus níveis de produtividade aumentar!

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta