Como ser melhor profissional na gestão de tesouraria

A gestão de tesouraria de uma empresa é uma tarefa complexa que exige planeamento e, sobretudo, profundo conhecimento dos processos. Como tal, existem duas regras essenciais para garantir uma gestão eficaz dos fluxos de caixa.

A primeira é garantir o “equilíbrio financeiro mínimo”, ou seja, assegurar que o volume de entrada de fundos é igual ou superior ao volume de saída de fundos. Por sua vez, a segunda regra é criar uma margem de segurança para que a empresa mantenha o equilíbrio financeiro, mesmo em períodos de crise.

O profissional encarregue da movimentação dos fluxos de caixa é a pessoa com maior capacidade na empresa para avaliar o estado de saúde das finanças da mesma, estando responsável por apurar a entrada e saída de fundos. E é por isso que esta é uma tarefa  de grande responsabilidade que exige concentração, capacidade analítica e muita atenção aos pormenores.

Se é o responsável pela tesouraria da sua empresa, saiba que tem em mãos uma das tarefas cruciais para garantir a saúde financeira da mesma.

5 dicas para ser melhor profissional na gestão de tesouraria

1. Entender o negócio

Para poder usar a análise da movimentação dos fluxos de caixa como uma ferramenta de apoio ao planeamento estratégico, tem de conhecer bem o negócio da sua empresa.

Analise a concorrência, fale com os colegas dos restantes departamentos e reúna conhecimento sobre logística, marketing, vendas e todas as especificidades do setor. Entender o negócio como um todo será bastante útil na hora de analisar os dados financeiros da empresa.

2. Antecipar os problemas

Antecipe as fases mais críticas da sua empresa através do plano previsional de tesouraria. Isto é, através de um mapa onde serão confrontados os recebimentos com os pagamentos previstos no mesmo período de tempo (normalmente, um ano).

O plano previsional de tesouraria irá permitir-lhe antecipar situações de saída de dinheiro (como pagamentos de ordenados e subsídios, pagamentos a fornecedores, impostos, etc.), conjugando-os com o dinheiro em entrada, evitando assim prejudicar a liquidez da empresa.

Ao manter estes registos atualizados, irá conseguir antecipar situações de crise e, por consequência, minimizar o impacto das mesmas. Além disso, conseguirá ainda preparar a abordagem às instituições financeiras para pedido de crédito, se necessário, ou ajudar na definição da estratégia de preços. Esta é, portanto, uma tarefa de elevada importância não só para o Departamento Financeiro, como também para toda a empresa.

3. Automatizar processos

As novas tecnologias vieram facilitar o dia-a-dia das empresa e na gestão de tesouraria não é diferente. A utilização de novas metodologias de trabalho como os softwares de gestão permitem às empresas automatizar processos que, de outra forma, teriam de ser feitos manualmente. Além disso, a maioria dos softwares disponibiliza outros recursos que permitem reduzir custos de investimento, como por exemplo a gestão de recursos humanos, gestão de inventários ou até mesmo a reconciliação de contas.

4. Apostar em formação

Num mercado de trabalho em constante evolução, é cada vez mais importante manter-se atualizado e explorar novos conhecimentos.

Se utiliza o software PRIMAVERA no seu trabalho, certamente que já sentiu a necessidade de atualizar e certificar os seus conhecimentos de utilização como forma de garantir a sua evolução profissional. Como tal, nada melhor do que apostar numa Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA e garantir o reconhecimento de competências e experiência na área.

5. Ser criativo

Tesouraria, contabilidade, finanças… Parecem temas muito pouco criativos, mas na realidade não é bem assim! Seja criativo na análise dos fluxos de caixa, antecipe situações de crise e faça sugestões de melhoria de acordo com as conclusões da sua análise.

Não há dúvidas: fazer uma análise eficaz e de fácil leitura para os restantes decisores é meio caminho andado para o bem-estar financeiro de qualquer empresa!

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +3, votaram 2, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta