A relação entre marketing e vendas

Venda mais e compre melhor com as certificações PRIMAVERA Vendas

A relação entre marketing e vendas sempre existiu. No entanto, o alinhamento entre ambos é cada vez mais importante para alcançar os objetivos de qualquer empresa.

A tecnologia evoluiu, o mundo mudou e a maioria dos negócios acontece à escala global. Com tudo isto, o comportamento do consumidor também alterou.

Nos dias que correm e com o maior acesso a informações, a primeira coisa que o consumidor faz durante o processo de compra é pesquisar informação sobre os produtos ou serviços que melhor satisfazem as suas necessidades.

A par disso, a relação entre marketing e vendas é indispensável para as empresas se manterem competitivas e alcançarem o sucesso.

Contudo, é normal que ainda existam empresas em que ambos os departamentos têm objetivos e metas desalinhadas.

Marketing e vendas: uma relação de sucesso

Apesar de o marketing ser visto como o processo de planear e determinar a política de produto, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens ou serviços, a verdade é que o marketing vai mais além.

A parte mais importante do marketing é, sem dúvidas, entender o mercado do ponto de vista do consumidor, para que a empresa seja capaz de delinear um plano estratégico e alcançar objetivos.

Para conseguir perceber as necessidades do cliente, fazem-se estudos de mercado que dão origem à definição de ações de marketing que têm como objetivo gerar resultados e, consequentemente, aumentar as vendas.

Sim, aumentar as vendas é o principal objetivo do marketing. Como tal, é fundamental que haja uma relação bem alinhada entre os departamentos de marketing e vendas. Pois por mais que uma empresa se foque nas vendas, se esta não investir em marketing, o crescimento do negócio será limitado.

É claro que é possível vender sem fazer qualquer investimento em marketing. Mas uma coisa é certa: vender sem uma estratégia de marketing definida torna-se muito mais difícil.

O impacto das vendas nos negócios

O marketing tem como objetivo converter potenciais clientes em clientes com recurso a estratégias, planos e ações. Este ponto de conversão é, nada mais nada menos, que a realização da venda. Concluímos então que a relação entre marketing e vendas é profícua e cada vez mais os administradores das empresas devem saber analisar o mercado envolvente, o comportamento do consumidor e os dados provenientes do processo de venda.

Neste sentido, são necessárias ferramentas que otimizem a relação entre os departamentos de marketing e vendas. E é por isso que as empresas começam a investir cada vez mais em softwares que agilizem os processos organizacionais e permitam automatizar tarefas.

Atualmente mais de 40 mil empresas, em cerca de 20 países, recorrem diariamente às soluções de gestão da PRIMAVERA para otimizar a gestão do seu negócio.

Assim, tendo em conta a procura crescente por profissionais com conhecimentos de utilização em software PRIMAVERA, surgiram as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA.

No que diz respeito à área de vendas, com a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA será capaz de:

  • Trabalhar com o software PRIMAVERA;
  • Criar fichas de clientes;
  • Desenhar um circuito de vendas;
  • Registar documentos de venda e preços;
  • Efetuar a anulação ou devolução de documentos de venda;
  • Reimprimir documentos de venda;
  • Trabalhar com mapas fiscais;
  • Extrair informação de análise de vendas.

A formação universitária desempenha um papel muito importante na formação de qualquer profissional, no entanto acumular os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos já não é suficiente.

Hoje em dia, ter uma formação superior é praticamente um requisito mínimo para muitos cargos. É verdade! As empresas procuram cada vez mais profissionais com conhecimentos de utilização em determinados programas ou softwares que os distingam de todos os outros profissionais.

Sabia que só em Portugal surgem, em média, 53 ofertas de emprego por semana em que um dos requisitos básicos é o conhecimento em software PRIMAVERA?

Não perca esta oportunidade! Certifique-se e acelere a sua entrada no mercado de trabalho.

 

 

Leve a sua carreira para o próximo nível com as Certificações em PRIMAVERA Vendas
Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta