Ser um contabilista certificado

Designa-se por contabilista certificado o profissional que, para além da formação superior na área, possui também um exame realizado na Ordem dos Contabilistas Certificados que lhe confere o estatuto e o possibilita de exercer as respetivas funções.

No entanto, para ser um contabilista capaz de responder às necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico, é preciso muito mais que um exame da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Sim, num mercado de trabalho altamente competitivo e volátil, é importante adquirir e explorar novos conhecimentos que distingam o profissional dos restantes candidatos.

Contabilista certificado: como garantir o sucesso profissional

1. Nunca parar de estudar

Na área da contabilidade é necessário estar sempre a par das novas leis, pois “o desconhecimento de lei, não faz lei”. E, como se sabe, a desatualização de uma lei pode implicar graves consequências tanto para o contabilista como para os clientes.

Como tal, acompanhar as principais notícias e obrigações fiscais e legais é fundamental para garantir o sucesso da atividade profissional de qualquer contabilista.

Além disso, investir em certificações extra permite adquirir e atualizar conhecimentos técnicos, dando maior credibilidade ao profissional.

Sabia que profissionais certificados em PRIMAVERA são, em média, 20% mais eficientes? Se já é utilizador PRIMAVERA ou tem clientes que o sejam, investir numa Certificação de Utilizador em PRIMAVERA irá valorizar os seus conhecimentos de utilizador, aumentando consequentemente a sua eficiência.

Além disso, o programa de certificações tem disponível uma Certificação de Utilizador em PRIMAVERA na área da Contabilidade e Fiscalidade que lhe permite agilizar todos os processos contabilísticos realizados no software PRIMAVERA.

2. Adquirir conhecimentos tecnológicos e internacionais

A evolução tecnológica é constante. A par disso, é fundamental para qualquer profissional adquirir conhecimentos tecnológicos e ter conhecimentos sobre as últimas atualizações dos softwares de gestão, muitos deles já existentes na cloud.

Por outro lado, e tendo em conta que os negócios são cada vez mais globais, conhecer e estudar as obrigações fiscais e legais de outros mercados é também meio caminho andado para o sucesso profissional de qualquer contabilista.

3. Investir em conhecimentos de marketing e estratégia

Investir em conhecimentos de marketing e estratégia é essencial para alinhar todo o trabalho contabilístico com o resto da empresa.

Sim, o marketing pode também ter implicações na área de contabilidade. Como tal, possuir conhecimentos básicos na área de marketing é fundamental para adquirir vantagem competitiva e fazer evoluir a sua carreira profissional. Afinal de contas, este é um aspeto cada vez mais valorizado pelas empresas que procuram serviços de contabilidade.

4. Apostar na marca pessoal

Para apostar numa imagem profissional marcante e conseguir alcançar potenciais clientes, não basta estar presente em várias redes sociais.

Opte por marcar presença em blogs da área de contabilidade. Sim, os blogs são uma ótima ferramenta não só para manter um relacionamento de proximidade com os seus clientes e potenciais clientes, como também para estar a par das novidades e expor os seus conhecimentos de forma profissional.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +4, votaram 4, o seu voto ficou registado)
Loading...

2 comentários em “Ser um contabilista certificado”

  1. A diferença entre o prazo médio de recebimento e pagamento, reside fundamentalmente no período que ocorre entre o recebimento e o pagamento, quer dizer o prazo de recaimento deve ser menor ao prazo de pagamento.

    Ex: Se temos uma factura por paga, o prazo de pagamento deve ser superior em relação a nossa factura emitida.

Deixar uma resposta