7 tendências que vão impactar o setor da logística

Venda mais e compre melhor com as certificações PRIMAVERA Vendas

A evolução tecnológica provoca impactos significativos nos processos operacionais e na área da logística não é diferente. A verdade é que, com o advento da digitalização, a indústria da logística e da cadeia de abastecimento tende a sofrer uma autêntica reestruturação, principalmente no que ao comportamento do consumidor diz respeito.

Assim, tendo em conta a importância da logística no dia a dia empresarial, é imprescindível que os profissionais desta área estejam atentos às principais tendências que possam causar impacto no setor.

7 tendências no setor da logística

A par dos constantes avanços tecnológicos, as empresas atribuem cada vez mais importância à melhoria do grau de satisfação do cliente como forma de o conseguir fidelizar. Mas existem outras tendências no setor da logística a que deve atentar.

1. Atenção aos pormenores

Empresas revolucionárias como a Amazon mudaram a forma de fazer compras online, fazendo com que o cliente final espere uma maior variedade, preços mais competitivos e entregas mais rápidas e eficientes. Se tal não acontecer, maior será a probabilidade de o cliente procurar outra marca que garanta a satisfação das suas necessidades.

2. Transparência como fator-chave

Os clientes não compram um produto e/ou serviço sem analisar o feedback existente. Como consequência, a transparência e a reputação das marcas são cada vez mais valorizadas.

Além disso, também as questões relacionadas com a segurança de entrega e de pagamento dos produtos têm influência direta no processo de compra.

3. Logística elástica

O termo “logística elástica” refere-se, nada mais nada menos, à flexibilidade para expandir as capacidades de alinhar as empresas com as necessidades da cadeia de abastecimento como forma de aumentar a eficiência de todo o processo.

E isto pode refletir-se em simples aspetos como: melhorar a experiência do cliente, permitir o acompanhamento da encomenda em tempo real, investir na qualidade e agilidade do processo de entrega.

4. Entregas sem queixas

Outra tendência que se verifica no setor da logística é a procura por uma compra perfeita que não origine qualquer queixa e que, por isso, aumente a probabilidade de fidelização do cliente.

Para que isto seja possível, o processo de entrega assume grande importância. Entregar o produto no sítio certo, na embalagem ideal e com a devida documentação – tudo isto importa!  

5. Realidade virtual

Dado que a automação e a mobilidade já fazem parte do sistema de suporte da gestão logística, a sua usabilidade é imprescindível para competir com a concorrência.

Nesse sentido, porque não apostar na realidade virtual como fator de diferenciação? Os óculos de realidade virtual, por exemplo, poderão ajudar a passar o desempenho logístico para o próximo nível. Como? É simples: com base na realidade aumentada, a integração de óculos de realidade virtual nos processos de logística facilitará as entregas por meio de pesquisas de rotas em mãos-livres e reconhecimento facial para entregas sem erros e até, por que não, de forma personalizada.

Além disso, com o aumento de veículos aéreos não tripulados e a adoção de óculos de realidade virtual, a eficiência dos processos operacionais do setor logístico pode ser melhorada juntamente com a flexibilidade e a velocidade de entrega.

6. Antecipação das necessidades

Uma das grandes tendências do setor da logística é o facto de as empresas usarem dados de pesquisa baseados em geografia para antecipar a necessidade de determinados produtos numa região e enviar de forma antecipada. Para que isso seja possível, é fundamental que os profissionais de logística sejam capazes de otimizar a análise de dados.

Imagine que há uma grande procura de um livro que, brevemente, será lançado. A empresa fornecedora deverá ser capaz de dar resposta a essa necessidade de forma antecipada, enviando para os locais revendedores uma maior quantidade do que a que foi estipulada inicialmente.  

7. Empresas sustentáveis

As empresas de logística poderão estar a desvalorizar aspetos relacionados com a sustentabilidade. Contudo, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono, a tendência é que as empresas comecem a adotar práticas que permitam reduzir a pegada ecológica. Como tal, é imperativo um planeamento mais ponderado e operações mais inteligentes.

Aprender mais para fazer melhor

No geral, as tendências que se observam no setor da logística visam melhorar ao máximo a experiência do consumidor, não fosse este o interveniente mais importante de todo o processo. Nesse sentido, as empresas devem ser capazes de criar uma organização eficaz a fim de satisfazer as necessidades de cada cliente.

Para isso, é imprescindível adotar ferramentas capazes de responder a situações inesperadas, como é o caso dos softwares de gestão que facilitam (e muito!) os processos operacionais ao ajudar na manutenção de informação e no controlo dos processos logísticos.

Se a sua empresa já se rendeu à evolução tecnológica e utiliza o software PRIMAVERA, então as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA são a oportunidade ideal para si! Pois é ou não verdade que quanto maior for o conhecimento, maior será sua capacidade de resposta?

Além disso, ao aprofundar e validar conhecimentos sobre as funcionalidades do software PRIMAVERA, maiores serão as suas probabilidades de evolução profissional!

Certifique-se e  leve a sua carreira ao próximo nível!

 

Leve a sua carreira para o próximo nível com as Certificações em PRIMAVERA Vendas
Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta