Sucesso profissional: 7 erros a evitar

Quando se começam a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, é comum cometer alguns erros que podem comprometer o sucesso profissional.

Assim, para conseguir ter uma carreira de sucesso desde o início é preciso ter atenção a vários fatores. E, se pensa que ter um bom currículo e boas experiências profissionais é o suficiente para alcançar o sucesso profissional, então nós dizemos-lhe que não é bem assim.

Conheça os erros mais comuns que podem prejudicar a sua carreira e que, por isso, deve evitar a todo o custo.

7 erros a evitar para alcançar o sucesso profissional

1. Criar um currículo exagerado

Por vezes, quando se estão a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, é comum cair na tentação de criar um currículo profissional um pouco exagerado. O que é que isto quer dizer?

É simples. Incluir informação exagerada e irrelevante para o cargo para o qual se candidata não é, de todo, uma boa prática.

Como tal, o melhor é ler o anúncio de emprego, pensar bem sobre qual a informação mais relevante que deve incluir e criar um currículo “personalizado” a cada oferta de emprego.

Considere incluir apenas informação relevante que acrescente valor ao seu currículo e o distinga em relação aos restantes candidatos. E o mais importante: não caia no erro de incluir informações que não correspondem à realidade. Como diz o ditado, “mentira tem perna curta”.

É preferível reconhecer que tem algumas lacunas e mostrar-se interessado em aprofundar conhecimentos do que prometer e falhar ao compromisso.

2. Chegar constantemente atrasado

Atrasos constantes podem demonstrar alguma indiferença ou irresponsabilidade para com os seus compromissos profissionais.

E se acha que desculpar-se com o “trânsito” que apanhou até chegar ao trabalho ou com qualquer outro imprevisto resolve todos os problemas, está enganado. Muito provavelmente as pessoas vão achar que não passa tudo de desculpas.

Seja profissional e cumpra à risca todos os horários dos compromissos que agendou.

3. Guiar-se apenas por interesses monetários

Na opinião dos especialistas, “trabalhar só por dinheiro” é um dos piores objetivos profissionais para quem pretende alcançar o sucesso profissional.

Isto porque os profissionais que atribuem maior importância ao dinheiro do que às suas funções, acabam por não se dedicar tanto às suas funções dentro da empresa, acabando por afetar a sua evolução profissional.

4. Esquecer a ética profissional

Não podemos falar de erros que comprometem o sucesso de qualquer profissional sem falar da falta de ética profissional.

Sim, a falta de ética profissional é meio caminho andado para arruinar um futuro profissional de sucesso. Como tal, jamais caia no erro de manipular, divulgar ou usar informações confidenciais da empresa em benefício próprio.

5. Ignorar a rede de contactos

Quando falamos da importância da rede de contactos, falamos também da importância do networking. Não há dúvidas: o networking é essencial para qualquer profissional da atualidade. No entanto, há que ter em atenção que uma boa rede de contactos mede-se pela sua qualidade e não tanto pela quantidade.

Não se limite a colecionar cartões de visita ou contactos no LinkedIn só porque sim. E mais importante, não invista na sua rede de contactos apenas quando se vê numa situação de desemprego ou apenas pretende mudar de emprego. Faça-o de forma contínua.

6. Parar de procurar ofertas de emprego

Acomodar-se no seu emprego e parar de procurar ofertas de emprego na sua área é um dos erros que deve evitar se pretende evoluir profissionalmente.

Ainda que tenha um emprego seguro e estável, mantenha-se atento a novas oportunidades que possam surgir no mercado.

Por vezes, sem se estar à espera, surgem oportunidades de emprego com salários mais competitivos e com maiores perspetivas de evolução profissional. Como tal, mantenha o seu currículo, seja ele digital ou em papel, sempre atualizado.

7. Estagnar

O mercado de trabalho é cada vez mais exigente. E é por isso que os profissionais que desejam alcançar o sucesso profissional devem procurar desenvolver-se continuamente.

A formação universitária desempenha um papel muito importante na formação de um profissional de sucesso, no entanto acumular os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos por si só não chega.

Já lá vai o tempo em que ter um curso superior era um fator diferencial no mercado de trabalho. Hoje em dia, o ensino superior é praticamente um requisito mínimo para muitos cargos.

Para alcançar o sucesso profissional é imprescindível aprofundar e explorar novos conhecimentos de forma a manter-se atualizado e desenvolver o seu potencial.

Ainda tem dúvidas quanto à importância de explorar novos conhecimentos? Estatísticas comprovam que ter conhecimentos de utilização em software PRIMAVERA é uma vantagem competitiva no seu percurso profissional, garantindo-lhe o reconhecimento de competências e experiência na área. Sabia que todas as semanas existem mais de 50 ofertas de emprego para quem tem conhecimentos em PRIMAVERA?

No mercado de trabalho há pequenas coisas que fazem toda a diferença, e a Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA é uma delas! Certifique-se e leve a sua carreira até ao próximo nível.

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (votos +2, votaram 1, o seu voto ficou registado)
Loading...

Deixar uma resposta