A influência da tecnologia na contabilidade

Qual é a influência da tecnologia na contabilidade? Bom, na atualidade, talvez seja mais adequado perguntar em que área da sociedade é que a tecnologia não é essencial. No que à contabilidade diz respeito, independentemente da área de negócio, já não é possível trabalhar sem o auxílio de computadores e dos mais avançados softwares de gestão.

As inovações e a exigência do mundo provocaram transformações profundas na forma de exercer a contabilidade. De tal modo que, hoje em dia, o processo manual é praticamente inexistente. A  necessidade de melhorar a produtividade e encontrar novas formas de organização faz com que as empresas adotem novos métodos, novas ferramentas e melhores equipamentos. Resultado: mais rentabilidade, mais eficiência, mais negócios.

A influência da tecnologia na contabilidade: principais vantagens

A influência da tecnologia na contabilidade está presente em cada emissão de fatura, em cada nova contratação, em cada compra e venda e até na mais simples tarefa do departamento financeiro ou do gabinete de contabilidade das empresas. A tecnologia, principalmente através dos softwares de gestão, simplificou processos, acelerou as operações e, principalmente, garantiu o rigor contabilístico.

1. Depressa e bem!

Com um mundo cada vez mais competitivo, nenhuma empresa se pode dar ao luxo de perder tempo e cometer erros. Diminuir essa possibilidade é cada vez mais uma preocupação das empresas.

Recorrer às novas tecnologias para fazer o trabalho de contabilidade é essencial para garantir um serviço mais rápido e de melhor qualidade. Por exemplo, fazer o balancete de um semestre de forma manual pode demorar dias até ficar pronto, o que não acontece com os softwares de gestão onde os processos são automatizados e, por isso, mais rápidos.

2. Profissionais mais qualificados

Com os constantes avanços da tecnologia e o aperfeiçoamento de procedimentos, softwares e métodos é fundamental atualizar conhecimentos de forma contínua.

Há muito que os profissionais de economia, gestão e contabilidade perceberam que não podem perder o “comboio da tecnologia”. Assim, e nos dias que correm, dominar os softwares de gestão é fundamental para os profissionais que pretendem evoluir profissionalmente.

Se trabalha na área de contabilidade e utiliza o software de gestão PRIMAVERA, saiba que aprofundar os seus conhecimentos de utilização através da Certificação de Utilizadores em PRIMAVERA garante-lhe o reconhecimento de competências e experiência na área, tornando-o num profissional mais eficiente. Sim, mais eficiente! Sabia que profissionais certificados são 20% mais eficientes?

3. Toda a informação num só local

A influência da tecnologia na contabilidade é mais percetível no acesso à informação. Num software de gestão, todos os dados de uma organização estão num só local, seja informação sobre os funcionários, sobre a gestão de stocks ou até mesmo sobre a gestão de tesouraria.

Deste modo, o acesso à informação torna-se mais rápido e a otimização de processos é garantida! E em que é que isto resulta? Numa maior capacidade de controlo em menos tempo.

4. Adeus papelada!

Receber e arquivar os documentos comerciais com valor contabilístico (faturas, notas de débito ou de crédito) é agora mais simples, muito rápido e ecológico.

A eficiência administrativa e a segurança dos dados estão asseguradas. Graças aos softwares de gestão, é possível registar documentos, gerir orçamentos, emitir e arquivar faturas, gerar planos de contas por exercícios ou apurar resultados sem gastar uma folha de papel.

5. Cumprimento das obrigações legais e fiscais

O melhor de tudo é que os softwares de gestão, no caso de serem certificados, são mais do que balancetes e emissão de faturas. Isto porque todas as obrigações legais e fiscais associadas à atividade são garantidas através da automatização do preenchimento e entrega dos mapas, modelos e declarações oficiais exigidas pela Autoridade Tributária.

Não há dúvidas: a tecnologia está presente em tudo! Como tal, tirar partido de todas as suas vantagens para garantir uma maior eficiência do trabalho é imprescindível para qualquer profissional, independentemente da sua área de trabalho.

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta