As tendências da gestão empresarial

Uma das principais exigências da gestão empresarial é a implementação de novas metodologias de trabalho. Metodologias essas que devem ter como mote o aumento da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, a competitividade dos negócios.  

É por isso normal que, com o final do ano a aproximar-se, os gestores de empresas comecem a preocupar-se com as principais tendências que poderão alterar a sua forma de agir nos próximos meses.

E uma vez mais, para todas as empresas que pretendem manter um lugar de destaque no mercado, a evolução tecnológica a é a palavra de ordem.

Gestão empresarial: principais tendências

A evolução tecnológica e o ambiente competitivo são fatores que provocam e vão continuar a provocar inúmeras alterações nos processos administrativos das empresas.

E como forma de garantir um funcionamento eficiente, as empresas vão continuar a investir (e muito!) na tecnologia. Sim, a tecnologia está em tudo e na gestão empresarial não é diferente!

Assim, as principais tendências da gestão empresarial para os próximos tempos são:

Softwares de gestão

Não há dúvidas. A procura contínua pelo aumento da produtividade é uma preocupação em qualquer empresa, independentemente da área de negócio.

E mesmo que algumas empresas continuem a registar tudo em folhas de Excel, uma coisa é certa: os softwares de gestão andam lado a lado com as tendências da gestão empresarial. Afinal, é ou não verdade que os negócios acontecem a um ritmo muito acelerado?

A par disso, recorrer a softwares de que permitam automatizar tarefas e otimizar os processos empresariais é uma realidade. E as empresas que não se conseguirem adaptar poderão correr o risco de ficar para trás.

Cloud computing

A necessidade de as empresas terem informação atualizada em tempo real é cada vez maior. Como tal, é fundamental garantir que todos os processos são executados de maneira integrada.

E quando falamos de “maneira integrada” falamos claro em processos realizados de forma transparente e online. Como? Através da cloud!

Conhece alguma forma mais simples de aceder a informações a partir de qualquer lugar e a qualquer momento? E se juntarmos duas tendências numa só, facilmente chegamos aos softwares de gestão cloud. Já pensou nos seus benefícios?

Os softwares de gestão cloud permitem aceder a informações através de qualquer dispositivo móvel desde que se tenha acesso ao wi-fi. Não tornam tudo tão mais simples e rápido?

Segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, cerca de 23% das empresas portuguesas adquiriram serviços de cloud computing em 2017. Mais de 5 pontos percentuais relativamente a 2016.

Segurança e privacidade

“Segurança e privacidade” são as keywords da sociedade digital. A par disso, a grande tendência para os próximos meses serão as medidas de segurança cada vez mais aprimoradas com tecnologias de segurança eficazes.

Isto porque, devido ao Regulamento Geral de Proteção de Dados, as empresas estão cada vez mais consciencializadas sobre a necessidade de proteger a privacidade dos dados fornecidos pelos seus clientes.

O novo regulamento que é de implementação obrigatória a partir do dia 25 de maio de 2018, traz consigo multas que podem atingir os 20 milhões de euros para as empresas que não cumpram as novas regras.

Assim sendo, prevê-se que a segurança dos dados seja uma preocupação constante para os gestores empresariais.

Inovação e qualificação dos RH

Inovar é estar atento a novas tendências e ideias capazes de solucionar problemas. No entanto, do que vale a inovação se a equipa de trabalho não for eficaz e eficiente? No mercado de trabalho quanto mais conhecimento e qualificação, maior será a evolução dos negócios e também dos profissionais.

Em cima, referimos os softwares de gestão como uma das tendências a ter em conta. Nesse seguimento, sabia que mais de 40 mil empresas em todo o mundo recorrem ao software de gestão PRIMAVERA para otimizarem a gestão do seu negócio?

Assim, e tendo em conta a procura crescente por profissionais com conhecimentos em PRIMAVERA, foram desenvolvidas as Certificações de Utilizadores em PRIMAVERA.

Se quer levar a sua carreira até ao próximo nível, certifique-se e dê a si próprio o selo de qualidade de utilizador certificado em PRIMAVERA.

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta