As vantagens do trabalho remoto para as empresas

Nos dias que correm, o trabalho remoto, também conhecido como trabalho à distância, adquiriu uma enorme popularidade no seio das empresas.

Com o acesso global da internet e a avançada tecnologia, criam-se ferramentas que permitem o acesso constante à informação. Algumas destas ferramentas abrem horizontes, e dão a possibilidade de transformar o seu trabalho e/ou da sua empresa de forma inequívoca. Como tal, dependendo da sua área de formação, pode adaptar-se aos “novos” tempos e tornar o seu trabalho mais motivante.

As 5 vantagens do trabalho remoto em contexto empresarial

1. Flexibilidade

É, eventualmente, a maior vantagem que se apresenta quando se fala de trabalho remoto para as empresas. E as perspetivas são amplas. Para os colaboradores que valorizam o tempo passado com a família é, de facto, uma grande vantagem. Poder controlar e realizar tarefas ao mesmo tempo que está em casa, ou equilibrar o tempo que passa entre a família e o escritório é muito positivo. Os administradores das empresas devem ver o trabalho remoto como uma oportunidade e não como uma ameaça que comprometa a produtividade das equipas.

Por outro lado, o lado do colaborador, imagine que tem algum tempo disponível e que o gostaria de rentabilizar? Existem empresas que procuram ter departamentos embrionários, com profissionais não vinculados com contrato de trabalho, mas como prestadores de serviços. Alguém que desenvolva um novo site, que escreva para o blog ou até mesmo que dê uma mãozinha ao departamento financeiro no lançamento de faturas, por exemplo.

Nestes casos, quando o tema é contabilidade ou tesouraria, as empresas tendem a procurar profissionais referenciados no mercado. Ou utilizam a própria rede de contactos ou pedem referências a parceiros. Se na sua empresa utiliza o software de gestão e faturação PRIMAVERA certamente já ouviu falar da Bolsa de Utilizadores Certificados, uma bolsa acessível às mais de 40 mil empresas que trabalham com software e procuram profissionais qualificados nas várias áreas.

E se utiliza o software PRIMAVERA, poderá também fazer parte desta bolsa. Como? Basta ter uma Certificação de Utilizadores, disponível em cinco módulos principais: Vendas, Compras e Inventário, Tesouraria, Contabilidade e Fiscalidade e Recursos Humanos. Se já domina a ferramenta, poderá optar apenas pelo exame que automaticamente fará de si um profissional certificado em PRIMAVERA.

Hoje em dia é cada vez mais importante evoluir na carreira profissional para ser reconhecido no mercado de trabalho.

2. Organização

Focar este ponto quando se fala sobre trabalho remoto é muito importante. Hoje em dia, com as soluções de gestão digitais, muitos dos processos nas empresas estão automatizados evitando-se assim procedimentos burocráticos e físicos (em papel). Estes automatismos aumentam a organização da empresa evitando arquivos e gestão de papelada. Mesmo os menos expeditos vão encontrar enormes proveitos.

3. Produtividade

À medida que se interioriza o manuseamento das plataformas digitais com o trabalho remoto, a produtividade das equipas tem potencial para aumentar de forma exponencial. Esqueça aqueles dias em que ainda é preciso voltar ao escritório para terminar uma tarefa ou verificar algo com alguém. Com uma vídeo-chamada pode perfeitamente adaptar-se a situações imprevistas e resolver o problema na hora.

4. Expansão do negócio

Adotar o trabalho remoto é também promover a expansão do seu negócio além fronteiras. Se o seu objetivo foi expandir para o país “hermano”, pode sempre contratar um vendedor local e ir acompanhado o seu trabalho através das diversas soluções que hoje em dia o mercado oferece, quer a nível de gestão financeira ou de gestão de projetos.

4.Poupança de custos

Outra grande vantagem para as empresas é a possibilidade de acrescentar uma enorme poupança nos custos fixos, como os custos com pessoal e rendas. Existem negócios que não necessitam de um local físico ou de um recurso a full-time. Não vale a pena arriscar se existem soluções que ajudam o seu negócio a evoluir, sem comprometê-lo.

5. Aumento da satisfação

A conjugação de todos os últimos pontos aponta para o aumento da satisfação do trabalho das equipas. A possibilidade dos colaboradores fazerem os seus próprios horários, estarem mais tempo com a família, evitarem o desgaste das horas de ponta entre outras vantagens já enumeradas, vai permitir atingir uma maior satisfação nas tarefas a realizar.

 

 

Este artigo foi útil?
NãoSim (Sem avaliações)
Loading...

Deixar uma resposta